domingo, 21 de setembro de 2014

Grupo Êxodo vai encenar o 'Nascimento de Cristo'


Acompanhado dos secretários municipais de Meio Ambiente (Sema), Edjales Benício, de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo (Semdestur), Antônio Geraldo Afonso e dos administradores da Fundação Cultural, Christian Camurça e Marcos Nobre Júnior, o Prefeito Mauro Nazif recebeu no início da semana, na Funcultural, uma comissão do Clube Teatral Êxodo, que na ocasião detalhou projetos com o objetivo de promover uma parceria entre a administração pública e o grupo, fomentando e facilitando o acesso à cultura.
Representado pelo presidente, Joel Limoeiro, pelo secretário, Roberto Matias, por um dos diretores, Valdemar Nazareno e pelos associados, João Zoghbi e Mario Jorge de Oliveira, o clube com 32 anos de criação, é conhecido pelo espetáculo “O Homem de Nazaré”, que tradicionalmente se apresenta na cidade cenográfica, Jerusalém da Amazônia, na BR 364.
Com outras peças, como “O Nascimento”, o grupo pretende trazer para espaços públicos da capital mensagens bíblicas através da arte.
Para isto, a obra foi transcrita para o Projeto Itinerante Religioso adaptado para o anfiteatro do Parque da Cidade, a ser realizado nos dias 19 e 20 de dezembro. “O evento, caso aconteça, vai agregar a programação especial de fim de ano”, é o que afirma João Zoghbi. Ao todo, 40 atores fazem parte do elenco. Conforme o projeto, além de utilizar os assentos do Parque, uma arquibancada deve ser montada para dar mais conforto e melhor visualização para o público.
Ainda dentro da proposta de levar os trabalhos do Êxodo para a zona urbana, Mario Jorge Sousa, esclareceu que a visita ao prefeito tem ainda o objetivo de ganhar tempo e um melhor planejamento para este tipo de investimento no setor cultural. “Já queremos programar a agenda de 2015, por isto queremos propor a apresentação do nosso maior sucesso também no Parque da Cidade”, frisou o associado, que acredita que o espaço seja ideal para o contexto do enredo de semana santa. "O ambiente proporciona o cenário praticamente pronto, com lago, monte, árvores, tudo de acordo com a narrativa. Podemos ainda criar um fundo social, arrecadando alimentos como passaporte de entrada, para posteriormente serem doados", completou.
Toda a discussão foi bem recebida pelo secretário da Sema, que recentemente assumiu a administração de todos os parques do município. “O momento é oportuno, estamos em um processo de revitalização dos nossos espaços”, comemorou Edjales. A opinião de Nazif não foi diferente, o chefe de executivo demonstrou toda a disposição em colaborar com os dois projetos. "Esta seria uma inovação, nós defendemos a valorização dos nossos artistas locais e é por isso que hoje estamos aqui. Temos que recuperar a história da cultura de Porto Velho, somando os esforços de todas as secretarias ligadas ao setor", concluiu o prefeito que analisará as possibilidades de auxílio para a execução dos espetáculos em um novo formato.

Nenhum comentário: