segunda-feira, 28 de julho de 2014

Lenha na Fogueira - 29.07.14

As inscrições para curso de Roteiro de Filmes foram adiadas para até o dia 30 de julho.

*********
Arraial Flor do Maracujá será coordenado pela Federação de Grupos Folclóricos de Rondônia – Federon.
********
Ontem 28, pela manhã, os dirigentes da Federon e da maioria dos grupos folclóricos de Porto Velho foram recebidos pelo Procurador Geral da Justiça Héverton Aguiar em seu gabinete no Ministério Público Estadual e saíram super satisfeitos com as orientações recebidas.
********
Após o Procurador abrir a reunião fazendo uma explanação sobre os problemas que provocaram a Recomendatória ao governo do estado de Rondônia sugerindo que fossem suspensos todos os eventos culturais programados até o final deste ano.

********
E ao ouvir as justificativas do presidente da Federon Fernando Rocha e tomar conhecimento do documento, no qual a Secel informa, que não se opõe que o Arraial Flor do Maracujá seja Coordenado pela Federon, Héverton Aguiar passou a orientar como os dirigentes dos grupos folclóricos devem proceder.

********
Agora precisamos que vocês nos digam o local aonde o Arraial será montado e então, vamos verificar se tem condições de higiene e não deponha contra o meio ambiente.

********
O Procurador também concordou que o governo do estado entre como parceiro e não como realizador da festa. Ele (governo) pode atender ao pedido de vocês e colocar após licitar, a estrutura de arquibancada, sonorização, iluminação e palco entre outras. Essa parte deve ser tratada entre o governo e a empresa que for selecionada via edital público, carta convite, licitação etc., vocês ficam livre de prestação de conta dessa parte.

*******
Elaborem o Projeto dizendo aonde a festa vai acontecer, de que maneira, quantos dias e o que vocês querem de apoio do governo. Depois disso pronto, vamos convocar uma reunião com a presença do Procuradoria Geral do Estado, Secel, MP, Federon e firmar um documento com cada um assumindo sua parte na festa. Esse documento tem que ser assinado também pelo governador do estado.
*******
Para encurtar a conversa, o Festival Folclórico Arraial Flor do Maracujá vai acontecer com a coordenação e produção da Federação de Grupos Folclóricos de Rondônia – Federon.

********
O local da montagem do Arraial está sendo discutido com a direção dos grupos folclóricos, de antemão, será no espaço onde foi montado o Arraial Comunidade no Sertão. “Vamos procurar a Funcultural, pois parte da área é da prefeitura”, disse Fernando Rocha.
********
Já na Secel em reunião com o Gerente de Cultura Joaquim Pedro foram informados, que é interesse do governo do estado firmar a parceria para a realização do Flor do Maracujá, “vamos passar a montar a documentação para apresentarmos ao MP” disse Joaquim. Lembrando: “A administração do arraial será de inteira responsabilidade de vocês, minha equipe não vai se meter nessa parte”.
*******
 Os dirigentes dos grupos folclóricos presentes entre eles Boi Az de Ouro, Corre Campo, Diamante Negro e Tira Teima; Quadrilhas a Roça é Nossa, JUABP, Flor da Primavera, Nova Estação, Rosa Divina, Forte Príncipe entre outras foram unânimes em aprovar a iniciativa da Federon em assumir o Flor do Maracujá. “Esse é um sonho que a gente vem sonhando há muito tempo e que agora estamos realizando”, disse o folclorista Aluizio Guedes do boi Diamante Negro.
********
Algumas empresas já se prontificaram a investir na montagem do arraial, que em princípio, está marcado para acontecer entre os dias 22 e 31 de agosto.

*******
Alguns até ensaiaram o grito de vitória:
******
Ah, há, uh hu, o Maracujá é nosso...!

Nenhum comentário: