terça-feira, 15 de julho de 2014

LENHA NA FOGUEIRA - 16.07.14

Com a notificação recomendatória do Ministério Público endereçada ao governo de Rondônia, os primeiros eventos prejudicados, caso o governo acate as recomendações ali constantes, são o Duelo na Fronteira de Guajará Mirim e o Arraial Flor do Maracujá de Porto Velho.

*********
No bojo da notificação encontramos o seguinte:
********
“O Estado também não deve realizar transferência de recursos públicos para Associações, Clubes, Sindicatos e para outras entidades de classe congêneres, nem admitir patrocínio de fornecedores, prestadores de serviço ou empreiteiras para realização de festividades e confraternização”.

********
O problema está na frase: “Nem admitir patrocínio de fornecedores, prestadores de serviço ou empreiteiras para a realização de festivais e confraternização”.

********
É pra acabar com qualquer pretensão de se realizar qualquer evento cultural no estado de Rondônia pelo menos até o final deste ano.

*******
Junto com o Duelo na Fronteira e o Flor do Maracujá foi pro brejo o Salão de Artes de Rondônia e o Batelão Cultural que congrega todos os segmentos culturais do estado.

********
A solução é dar férias, aliás, licença especial para todos os funcionários da Secel até o final do ano, já que todos os eventos culturais, esportivos e de lazer não podem ser realizados, de acordo com a notificação recomendatória do MP.

********
Já não temos mais a Expovel, o Carnaval tradicional só agora está sendo realizado e por aí vai. Agora tudo indica que não vamos ter os dois maiores eventos folclórico/cultural de Rondônia que são o Duelo na Fronteira e o Arraial Flor do Maracujá.

*******
Ainda bem que não mexeram na programação em comemoração ao Centenário do Município de Porto Velho que está acontecendo, com a realização dos desfiles dos blocos carnavalescos de trio elétrico.

********
E a realização dos arraiais folclóricos que vão acontecer até o dia 3 de agosto, patrocinados pela prefeitura municipal de Porto Velho.

********
Não sei como não interferiram na realização daquele evento que acontecia nos dias de jogo da seleção brasileira na praça das Caixas D’águas.

********
Solicitei através da assessoria de comunicação do MP entrevista com o Procurador-Geral de Justiça, Héverton Alves de Aguiar com o objetivo de saber o que se pode fazer para salvar nossas manifestações culturais. Espero ser atendido.
********
Sabemos que a agende de uma autoridade como o Procurador Geral de Justiça é muito cheia e por isso ficamos na dúvida se seremos ou não atendidos, afinal de contas nossa praia é cultura...Então!
********
De qualquer maneira não custa nada tentar, quem sabe a sorte esteja a nosso favor.
*******
A suspensão de eventos como o Duelo na Fronteira e o Flor do Maracujá o que causa de prejuízo aos grupos folclóricos não está escriturado em nenhum livro de contabilidade.
********
Por exemplo, o Duelo na Fronteira, pode até ser realizado porque os grupos já estavam conscientes de que não receberiam recursos do governo estadual.
*******
Porém o local, ou seja, a estrutura do bumbódromo seria por conta do governo estadual, que colocaria a sonorização, iluminação, mais arquibancadas e camarotes. Com a recomendatória do MP isso não vai poder acontecer. Malhadinho e Flor do Campo se quiserem que o festival aconteça, devem também assumir as despesas com a estrutura.

********
Essa recomedatória faz com que o Severino ganhe a aposta proposta na coluna de ontem! É mais prejuízo!

*******
Parabéns Silvio José Santos meu filho, por mais um ano de vida!

Nenhum comentário: