terça-feira, 22 de julho de 2014

Lenha na Fogueira 23.07.14


O escritor Ariano Suassuna, 87 anos, está em coma e respirando com ajuda de aparelhos, segundo boletim médico divulgado ontem (22), pelo Real Hospital Português. O quadro é considerado grave, porém estável.

********
O autor de "O Auto da Compadecida" foi internado na noite de segunda-feira (21), após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico. Foi submetido a uma cirurgia de emergência, na qual dois drenos foram colocados para controlar a pressão intracraniana.
********
Nascido na Paraíba em 1927, Suassuna mudou-se para Pernambuco na década de 1940. Em 1947, escreveu sua primeira peça, "Uma Mulher Vestida de Sol".
********
Na década de 1950, produziu "Auto da Compadecida" (1955) e "O Santo e a Porca" (1957), duas das mais importantes da literatura brasileira do século 20.

********
Na década de 1970, lançou o Movimento Armorial, com o objetivo de criar arte erudita a partir de elementos da cultura popular, como literatura de cordel e música de viola.
********
Só sei que foi assim ou está sendo assim o ano de 2014!

*******
Por falar em contação de estória. O povo ribeirinho continua proibido de retornar as suas casas por força de uma determinação da Casa Civil.

*******
Na minha humilde analise, o que a Defesa Civil deveria providenciar com urgência era a ligação da energia elétrica, o fornecimento de água potável e a limpeza das ruas dos distritos afetados, e não impedir que seus habitantes retornem às suas casas.

*******
Tudo bem que existe o perigo de contraírem doenças, mas, a secretaria de saúde existe justamente para evitar isso, o comando sanitário também.
*******
Proibir que o dono volte pra casa, é muito radicalismos, ou então, falta de sensibilidade. Por que não programar mutirão de limpeza com a participação dos moradores de cada localidade. É só disponibilizar o material que o povo faz. Testa pra ver!

*******
O artigo publicado pelo Altair dos Santos Lopes popularmente conhecido como Tatá em vários sites e redes sociais, seria bom que fosse lido por tudo quanto é autoridade de Rondônia. Tatá vai fundo na questão do ‘Já Teve’ e se ‘Tiver Programado Eu Impeço’.

*******
Esse é o novo termo que começa a ser grafado em Porto Velho. Se o evento Estiver Programado o Doutor vem e diz: “Eu Impeço!” Aqui cabe certinho a baixaria que rola por aí: “Sabe de nada Inocente!”.

********
Tatá num momento de preocupação escreve:

*************
SALVEM O BOI DE GUAJARÁ – PELO MENOS O BOI! - (porque a vaca já está lá, na beira do brejo!)

********

“A cultura em sofreguidão e agonia solta seus ais! Os temas e interesses do setor já não são atendidos nem correspondidos e parecem gritos roucos na multidão, inaudíveis pros que se fazem surdos tampando os ouvidos e invisíveis aos que se fazem curtos das vistas e da visão, se negando a enxergar. Assim lançar apelos que transponham as muralhas se faz difícil, nada exitoso. A esperança derradeira de que lá detrás do muro exista algum socorro, se esvai como a chama morna de um toco de vela no chuvisco. Aos poucos a prática da negação e do cerceamento cultural vai se alastrando aqui por essas bandas. 

*********
Tanto fizeram que conseguiram fazer das manifestações culturais populares práticas inviáveis, adornadas com a imposição de aparatos burocráticos e estruturais que são pertinentes aos deveres dos próprios poderes públicos, assim como, em plano oposto, compete aos produtores, aos grupos, artistas e técnicos da cultura conceberem, criarem, ensaiarem, encenarem, expressarem essas suas criações”. E por vai. Artigo completo no #Altair Santos.

Nenhum comentário: