terça-feira, 8 de julho de 2014

Ensaio geral para o Flor do Maracujá


O Arraial “Comunidade no Sertão” que terminou domingo passado 06, serviu para os grupos folclóricos de dança de quadrilha, realizar alguns ajustes em suas coreografias, visando à apresentação no Arraial Flor do Maracujá que está marcado para acontecer, entre os dias 22 e 31 de agosto. De inicio as apresentações no Arraial Comunidade no Sertão, seriam competitivas, inclusive a Federon elaborou Regulamento específico para as apresentações onde constava os quesitos em julgamento e os itens obrigatórios que deveriam ser obedecidos pelos grupos. De repente o concurso foi suspenso e os grupos passaram a anunciar durante suas apresentações, que estavam guardando as novidades para o Flor do Maracujá.

Apenas alguns grupos mostraram parte de suas potencialidades, principalmente na quantidade de pares como foi o caso da Juabp., Roça é Nossa, Triângulo Lascando o Cano e Rádio Farol. Outros mesmo sem estarem com a quantidade de pares exigidos pelo Regulamento da Federon para o Comunidade no Sertão, fizeram boas apresentações como foi o caso da Flor da Primavera, Girassol das Três Maria, Junina Estrela do Norte entre outros.
Entre os grupos de bois bumbas, o respeito com o Regulamento foi mais observado, pelo menos no quesito obrigatoriedade. Apenas o boi Marronzinho deixou a desejar ao não colocar a quantidade de integrantes exigida, os demais, cumpriram o regulamento e foram além, colocaram fantasias novas. Quanto ao quesito toada, apenas o Tira Teima, Vencedor e Corre Campo se apresentaram cantando toadas de compositores de Porto Velho. Diamante Negro e Az de Ouro se apresentaram com toadas dos bois de Parintins e Guajará Mirim. Os grupos, Corre Campo, e Az de Ouro apresentaram novos integrantes para os itens cunha poranga, rainha do folclore, porta estandarte e sinhazinha da fazenda (neste quesito o Vencedor também trocou).
Quando dissemos que o Arraial Comunidade no Sertão serviu como ensaio geral para o Flor do Maracujá, estamos apenas confirmando o que praticamente todos os grupos disseram durante suas apresentações no Comunidade no Sertão. 

Nenhum comentário: