segunda-feira, 14 de julho de 2014

LENHA NA FOGUEIRA 15.07.14


Bem que poderia começar esta coluna falando sobre a vitória do futebol brasileiro, na Copa do Mundo que acabou domingo passado.

*********
Não começo porque, com certeza, serei questionado sobre “Que vitória?”.

*******
Vitória porque vimos que não tínhamos uma equipe competitiva. Porque o Felipão não é mais o Felipão de 2002 da família Scolari. Vimos que o futebol brasileiro precisa se reestruturar se quiser ganhar alguma coisa daqui pra frente.
*********
A Alemanha mostrou e provou que não se deve depender apenas de uma “estrela”, que um time de futebol é composto de 11 jogadores dentro de campo e outros 11 preparados para entrar a qualquer momento sem alterar o estilo de jogo.
*******
A seleção brasileira jogou sem esquema nenhum, era só chutão pra frente e nada mais. Se a Copa não fosse jogada no Brasil não passaríamos da fase de grupo.

********
Por isso é que não quero pautar a coluna de hoje no assunto Copa do Mundo.

*******
Quero apenas concordar que venceu a seleção que melhor se planejou, a Alemanha indiscutivelmente mereceu o título.

********
Quem não mereceu foi o Messi ser eleito o melhor da Copa. Essa foi a maior mancada dos dirigentes da FIFA. O melhor na opinião da maioria dos comentaristas que atuaram na Copa do Mundo do Brasil e na minha também, foi o Holandês Robben.

********
Ponto final em Copa do Mundo nessa coluna. Chega, agora é hora de pensar no meu Vasco da Gama que está na “segundona”, mas, vai voltar a primeira divisão no próximo ano!
********
ARRAIAL FLOR DO MARACUJA
********
Em conversa com alguns dirigentes de grupos folclóricos, tomei conhecimento da preocupação que ronda todos eles sobre o Arraial Flor do Maracujá.
********
A preocupação é se vai ou não vai acontecer o Arraial promovido pelo governo do estado de Rondônia via Secel este ano.

********
Se for acontecer, pedem os dirigentes de grupos folclóricos, que a Secel divulgue agora, o dia do inicio e o local aonde vai ser montado o Arraial.

*******
Acontece que os grupos precisam se preparar e essa preparação envolve confecção de indumentárias, cenários e alegorias. Principalmente cenários e alegorias.

********
Os cenários e as alegorias precisam de pelo menos um mês de trabalho intensivo para ficarem prontas.

********
Os grupos tem que contratar profissionais especializados para confeccionar seus cenários e alegorias. Não é qualquer um que sabe trabalhar essas artes.

********
Portanto, seria bom que a Secel reunisse a Federon e seus grupos e colocasse na pauta, de que maneira pretende ajudar ou apoiar os grupos para que se apresentem no Flor do Maracujá.

*********
Estivemos conversando com o Gerente de Cultura da Secel Joaquim Pedro e ficamos sabendo que em breve, serão publicados os Chamamentos Públicos convidando entidades sem fins lucrativos para montar a estrutura do Arraial o que quer dizer, Iluminação, Sonorização, Palco, Arquibancada e Camarotes. Pela Lei o governo não pode firmar convênio de ajuda de custo para os grupos.

********
É aí que o bicho ta pegando. Apresentamos a solução para o problema e o KIM ficou de estudar junto com a Superintendente caso seja aprovada, com certeza teremos todos os grupos se apresentando no Flor do Maracujá.

********
Na vontade da Superintendente e do Gerente de Cultura da Secel o Flor do Maracujá vai acontecer, inclusive o local já está praticamente fechado. Será na ARENA COSTA E SILVA.

*******
Só falta convencer os grupos. Na minha humilde opinião, o Flor do Maracujá vai acontecer com todos os grupos dançando! Quer apostar Severino? 

Nenhum comentário: