quinta-feira, 24 de julho de 2014

Lenha na Fogueira - 25.07.14


Vamos começar a coluna de hoje divulgando os eventos culturais que vão acontecer em Porto Velho de hoje 25 de julho até o dia 3 de agosto.

********
Dois grandes arraiais estão programados. A Mostra de Cultura Popular da Associação São Tiago Maior

*******
E o arraial da AFA que reúne os grupos folclóricos no campo de futebol da rua Princesa Isabel com a Tenreiro Aranha no bairro Areal.
*******
Todos os grupos folclóricos filiados a Federon vão se apresentar na Mostra de Cultura Popular da São Tiago. Quando digo todos to falando de Bois Bumbás e Quadrilhas,

********
Já no arraial da AFA acontece a disputa entre os grupos de quadrilhas que se inscreveram para participar do concurso. Esse concurso da AFA é bastante concorrido. Dizem que o negócio é tão acirrado que a Rádio Farol com medo de perder não se inscreveu, aliás, há alguns anos apenas se apresenta especialmente sem concorrer.

********
Por falar em Rádio Farol mirim se apresenta hoje no Arraial do Flor do Nacional local aonde também vai se apresentar a Rodopio do Nacional.
*******
Voltando aos arraiais da AFA e São Tiago.  Além dos grupos folclóricos, vai acontecer no São Tiago o Concurso de Dança de Forró. Esse concurso reúne os melhores grupos de dança de Porto Velho. Apesar do nome “De Forró” os grupos se preparam com alegorias e uma super produção durante as apresentações. Muitos incrementam outros ritmos no meio do forró e o negócio fica muito bonito.
*******
 Outra grande atração na festa de São Tiago é a Pizza preparada pelo Padre Enzo Mangano em forno de lenha. É a Pizza tradicional da região italiana da Sicilia terra de Enzo. É uma delícia é a verdadeira Pizza Italiana. Vamos lá hoje a noite morena!

*******
Já na AFA a Presidente da Federon Marycianny até ontem a tarde estava negociando com um grupo de dança a participação na abertura. Independente disso está programadas para dançar nesta sexta feira os grupos de quadrilha mirim Rádio Farol e Rosa Divina.
********
Já que estamos falando em Federon hoje tem reunião e vai ser no prédio do Teatro Banzeiros. Vamos saber se os dirigentes de grupos folclóricos concordam que a Federon coordene o Flor do Maracujá ou não!
*******
A respeito disso, segunda feira as 10h00 os dirigentes da Federon serão recebidos pelo Procurador Héverton Aguiar que vai orientar sobre os procedimentos que devem ser observados, caso a Federon assuma a coordenação do Flor.

********
Atenção representante de grupos folclóricos, todos hoje as 19h00 na reunião da Federon no Teatro Banzeiros.

*******
Amanhã dia 26, a representante da Federon Sara Jéssica participa em Boa Vista (RR), do Concurso Nacional de Rainhas da CONFEBRAQ. Daqui ficamos na torcida para que a Jéssica traga a Coroa para Rondônia!
*********
Quem dança na noite de hoje na Mostra de Cultura Popular da Associação São Tiago são os grupos: Arrasta pé de Candeias, Forte Príncipe e Girassol das Três Marias.
********
Na programação do arraial da AFA os únicos bumbas que vão se apresentar são o Boi Vencedor e o supercampeão Corre Campo.
*******
Os bois se apresentam no dias finais do evento, ou seja, sábado dia 02 e domingo 3 de agosto!
*******
A jovem da foto é a Sara Jéssica representante de Rondônia no concurso de Rainhas da Confederação Brasileira de Grupos de Quadrilhas. Sucesso Jéssica!

Nenhum comentário: