domingo, 6 de julho de 2014

História do Município de Alto Alegre dos Parecis

‘Certo dia o Vantuir que tinha um jipe chegou e disse: Tô indo pra lá hoje, quer ir Ana? A mulher dele vinha também e então juntei um colchão, um rádio velho, mas minhas coisas pessoais e viemos até o Rio Branco’

06/07/2014 - [08:01] - Entrevista
Certo dia para uma camioneta bonita em frente de casa desce um cidadão e mostra um bocado de fotografias da nossa terra, o convidei a entrar, eram fotos bonitas e bem batidas. Conversa vai, conversa vem, ele me convenceu a pagar pelas fotos

Alto Alegre dos Parecis completou 20 anos de emancipação, no dia 22 de junho.
Segundo a versão de moradores, a área pertencia ao Sr. Paulo Oliveira Melo que a perdeu por não cumprir os termos do contrato de ocupação assinado com o INCRA. Em 1986 o Sr. Morimoto ali se instalou, tendo comprado do INCRA uma área contígua à cidade. Nessa época, o acesso era pela Linha 176, atual RO 490. Quando o Sr. Isidoro Stédile era administrador de Alta Floresta do Oeste demarcou o futuro município de Alto Alegre dos Parecis o qual permaneceu como distrito de Alta Floresta até 1994, quando um grupo de moradores fez um movimento pela emancipação.  Em 01 de janeiro de 1997 assume a primeira prefeita eleita do município, Srª. Vitória de Fátima Betelli da Silva. Segundo o IBGE o município em 2013 tinha 13.827 habitantes.
Conheça mais histórias sobre Alto Alegre através dos depoimentos dospioneiros, Barroso e sua esposa Ana Maria e o Ministro da Eucaristia Francisco de Assis, para o programa do Decom “Pioneiros – A História de Todos Nós”.


E N T R E V I S T A S

 
Decom/Sms - Waldir Nogueira e Ana Maria da Silva Nogueira qual o motivo da mudança para Rondônia?

Barroso e Ana – Somos casados há 50 anos. Meu pai tinha uma propriedade boa lá em Umuarama e mesmo assim, resolvemos vir para Rondônia porque soubemos que estavam dando terra. Chegamos a Cacoal em 1978, moramos na beira do Bambu um ano e pouco e mais três anos em Rolim de Moura trabalhando de chapa. Dona Ana conta - Quando casamos estava com 17 anos de idade em 1965. Quando viemos pra cá já tínhamos três filhos. Cacoal só tinha a Avenida Sete de Setembro. Era “grilo” (invasão), nego fazia uma casa de dia e era grilada de noite.

Decom/Sms – Como foi à entrada no rumo de Alto Alegre?
Barroso e Ana –Vim até o 200 onde na Linha 25 tinha uma estrada. No cacaio carregava um pouco de arroz, açúcar e café a mistura era carne de caça que a gente abatia no caminho - Quando o Barroso matava uma Anta eu temperava os bifes, nossa, parecia carne de boi - Legal foi como consegui uma Data aqui em Alto Alegre. Estava num bar em Pimenta Bueno onde só tinha bandido e jagunço aí um cara falou: “Segunda feira vai ter seleção em Pimenta”, fui apresentei os documentos exigidos e entrei pra cá. Só tinha o barracão do INCRA e um botecozinho ali onde hoje é o Posto de Gasolina.

Decom/Sms – Como foi a escolha do nome Alto Alegre dona Ana?
Barroso e Ana –Aconteceu uma reunião no barracão do Sebastião e durante a reunião ele colou: “Aqui vai ser um Patrimônio (cidade), como vai se chamar?” Aí o Zé Bezerra após ouvir várias sugestões, saiu-se com essa, como isso aqui fica em cima dum morro, dá pra se chamar“Alto Alegre”. Estavam nessa reunião nos dois, seu Ronaldo, o Zé Bezerra, o Tião e o Valtão e todos assinaram a Ata e o nome ficou Alto Alegre. Sabe por que isso aqui não tá uma cidade boa?

Decom/Sms – Por que seu Barroso?
Barroso e Ana –O terreno aqui custa uma fortuna, qualquer Datinha nego quer Dez, Doze contos, não vai! Por que Rolim de Moura foi? Porque as Datas foram dadas. A terra do Antônio Morimoto tinha mais de 1000 Alqueires, hoje é tudo grilo dos Sem Terra.

Decom/Sms – O senhor começou plantando o que?
Barroso e Ana –Milho, Arroz e Feijão. Dona Ana explica, A gente plantou seis litros de Feijão e deu seis sacas era a coisa mais linda, hoje não da mais nada não. – A terra daqui é igual a de Umuarama de onde viemos. Aqui a terra não é roxa é um celeiro de Tatu. Nossa máquina de descascar arroz era o Pilão. Hoje você não encontra aqui um pé de arroz pra fazer chá. Hoje a plantação é de Capim pra alimentar o Gado.

Decom/Sms – Quem foi o primeiro prefeito?
Barroso e Ana –O primeiro prefeito (tampão) foi o José Santana, agora o primeiro eleito foi uma mulher, dona Vitória de Fátima, depois o João Matt, o atual prefeito é o Obadias Braz Odorico.

Decom/Sms – O que os senhores acham que está faltando no município que completou 20 anos no dia 22 de junho?
Barroso e Ana – Alto Alegre não tem uma indústria sequer. Para manter a juventude na cidade é preciso oferecer condições, digo, emprego. Sem ter onde trabalhar eles vão embora, em busca de melhores dias.

Decom/Sms – Por que Barroso se seu nome é Waldir?
Barroso e Ana –O Tião aquele que falamos da reunião do nome da cidade gostava muito de caçar e numa dessas caçadas, a gente tinha tomado umas cachaças, ele começou a falar: Encosta Barroso, encosta Barroso e pegou. Se disser meu nome Waldir ninguém sabe quem é, mas se chamarem pelo Barroso todo mundo dá o meu endereço, acho que foi assim que os senhores chegaram até aqui em casa.

Decom/Sms – Dona Ana! É verdade que o Barroso não queria que a senhora se mudasse pra cá?
Barroso e Ana –É sim! Eu ficava em Rolim de Moura e ele vinha pra cá, um dia falei, não vai dar certo isso não, nós temos que ir pra lá e ele, não vai não! Certo dia o Vantuir que tinha um jipe chegou e disse: Tô indo pra lá hoje, quer ir Ana? A mulher dele vinha também e então juntei um colchão, um rádio velho, mas minhas coisas pessoais e viemos até o Rio Branco. Apesar dele não ter gostado muito, ficamos, era um cubículo de 4 X 4 coberto de palha para quatro pessoas.
                                                                        
Decom/Sms – Para Alto Alegre?
Barroso e Ana –Chegamos nessas terras há 33 anos, muito antes disso aqui virar município. Por isso só temos que desejar parabéns para os 20 anos da nossa querida Alto Alegre dos Parecis!

Pioneiro Francisco de Assis
Decom/Sms – E o senhor seu Francisco Ferreira de Assis, veio pra Rondônia quando e por quê?
Francisco Assis –Vim pra cá em 1975 porque na minha região em Minas Gerais a coisa estava ficando apurada, a gente sempre foi da roça e chegou num ponto que a chuva atrasava. Cheguei a Cacoal no dia 30 de outubro de 1975. Morei 16 dias na cidade, depois comprei uma marcação na linha 08. Foi assim: O INCRA cortou demarcou e entregou para o pessoal cadastrado por eles até o quilometro 22 e o povo chegando e chegando foi quando um administrador do INCRA por nome de Reginaldo Roca autorizou o pessoal entrar mais 11 km. ”O restante é proibido porque é dos índios” disse ele. Foi então que comprei esse “Grilo” que segundo fiquei sabendo depois, era uma área que o pessoal comprou de um tal de Dr. José que veio de Mato Grosso. Bom, pra encurtar a conversa, a terra foi mudando de mão em mão até que um dos lotes eu comprei, foram quatro anos sem conseguir o documento da terra. Até que um dia estacionou um jipe bacana em frente de casa e desembarcou um pessoal que disse: “Somos do INCRA e viemos aqui legalizar essas terras, gostaríamos de saber se o senhor pode preparar um almoço pra nós”?

Decom/Sms – E o documento da terra?
Francisco Assis –Durante o almoço perguntei se a pessoa poderia ter mais de um lote de terra e eles me responderam o porquê da pergunta, contei que o vizinho vivia me atazanando dizendo que a terra onde estava era dele. Eles perguntaram, tem alguma marca? Tem a cerca! Então disseram eles, da cerca pra lá é dele e da cerca pra cá é seu. Fiquei lá de 1975 a 1984.

Decom/Sms – Como é que Alto Alegre entra na sua história?
Francisco Assis –Em 1984 vim dá uma olhada por aqui, era o tempo da fartura de feijão, uma terra boa desse jeito e falei pra mim mesmo, rapaz, vou vir pra cá. Consegui vender a data de Cacoal e quando foi em outubro me mudei. Com o passar do tempo resolveram criar Alto Alegre, reuniram o pessoal que tinha lote e cada um tirava um esquina e doava o resto da terra e assim foi formando o núcleo urbano.

Decom/Sms – Quem foi o primeiro administrador?
Francisco Assis –Quando já estava tudo formado indicaram o José Santa para ser o primeiro administrador. Depois aconteceu a eleição e o primeiro prefeito eleito a Drª. Vitória. O Devanir marido dela médico, enfrentou cacaio, ele comeu muita mandioca cozida com a gente pra acabar de chegar em casa, isso quando era solteiro.

Decom/Sms - Como foi a história do fotografo que veio vender as fotos de suas terras?
Francisco Assis –Quando isso aconteceu já estava bem tranquilizado. De repente começou a passar um avião por cima da nossa Data, ia e vinha, dava rasante e a gente sem saber o que estava acontecendo. Certo dia para uma camioneta bonita em frente de casa desce um cidadão e mostra um bocado de fotografias da nossa terra, o convidei a entrar e ele foi mostrando, eram fotos bonitas e bem batidas. Conversa vai, conversa vem, ele me convenceu a pagar pelas fotos.

Decom/Sms – E o Ministro da Eucaristia em Alto Alegre
Francisco Assis –Viemos pra cá e construímos uma igrejinha ali perto do Rio Branco. Depois me tornei Ministro da Eucaristia com provisão da Paróquia de Alta Floresta porque aqui era Distrito de Alta Floresta na época. Hoje os padres aqui de Alto Alegre são Verbitas e a maioria veio de fora do Brasil: Tem dois da Polônia, um chinês, outro é indonésio. Apenas um é brasileiro. Nossa padroeira é Nossa Senhora de Lurdes.

Decom/Sms – O senhor é casado com quem e há quanto tempo?
Francisco Assis –Sou casado há 56 anos com a dona Conceição Ferreira de Assis, tivemos sete filhos, desses, apenas cinco estão vivos, duas mulheres e três homens. Hoje estou com 76 anos de idade. Quero desejar Parabéns a nossa querida Alto Alegre dos Parecis!

Texto - Silvio M. Santos
Fotos - Robson Paiva 
Decom – Governo do estado de Rondônia

Nenhum comentário: