quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Lenha na Fogueira - 28.01.16



Esta acontecendo alguns desencontros nos informativos dos órgãos responsáveis pela coordenação dos desfiles dos blocos de trio elétrico em Porto Velho.
********
Ontem 27, em entrevista a uma rede de Televisão o Comandante da PM declarou que não conta com efetivo para atender os desfiles da maneira que os blocos estão querendo que seja.
********
Enquanto isso, o vice presidente da Funcultural de Porto Velho Rafael Altomar não foi bem claro em seu pronunciamento em entrevista ao mesmo canal de Televisão, quando declarou que “Sem a garantia do policiamento da PM fica impossível liberar os desfiles de alguns blocos de trio”. Enfim, ninguém esclareceu se realmente os dias solicitados pelos blocos para seus desfiles serão mantidos.
********
Tudo isso, ou as entrevistas, nem precisariam ser concedidas uma vez, que na segunda feira dia 25, aconteceu reunião entre todos os órgãos envolvidas no carnaval quando ficou decidido como será procedido à segurança da população de Porto Velho nos dias dos desfiles dos blocos. Veja matéria escrita pelo jornalista Valdir Alves (assessor da Secom na PM) postada no site da Policia Militar de Rondônia no dia 26 com o título: “PM garantirá segurança aos foliões sem prejuízo da segurança nos bairros”
********
A coordenadoria Regional de Policiamento da capital (CRP-I), juntamente com outros órgãos de segurança, traça a estratégia que visa garantir o policiamento de foliões e seguidores da maior festa folclórica do Brasil, que em porto Velho, começa no próximo sábado, dia 30 e janeiro, com encerramento no dia 13 de fevereiro.
********
De acordo com o Coordenador da CRP-I.  Coronel PM Bonfim, será aumentado o efetivo durante o carnaval para que seja garantida a segurança em todos os segmentos da festa, sem que haja prejuízo do policiamento normal da cidade.
*********
A Secretaria de Segurança Pública e a Polícia Militar deixou acertado que o aumento do efetivo será apenas nesses dias, por considerar que nas lacunas entre 30 de janeiro e 04 de fevereiro, bem como do dia 09 ao dia 13, é desnecessário aumentar o efetivo nas ruas.
*********
A estratégia foi discutida durante reunião na Sesdec que contou com todos os órgãos subordinados à secretaria de segurança: Polícia Militar, Polícia Civil; Corpo de Bombeiros Participaram também o Conselho Tutelar e órgãos do município como: Semtram, a Semfaz e a Funcultural, responsável pela organização do evento.
********
Policiais do administrativo vão para as ruas no período de acordo com o calendário apresentado pela Funcultural, resultado de um acordo feito um acordo conjunto com a Sesdec, o Ministério Público e todos os órgãos envolvidos com a realização do carnaval.
********
O calendário do carnaval é o seguinte: dia 30 de janeiro, será a abertura oficial com blocos. Do dia 4 a 9 de fevereiro, o chamado período “momesco” e depois no sábado dia 13 com o encerramento.  “De tal forma que atuaremos no sábado de abertura até o sábado de encerramento, conforme as datas apresentadas. Não haverá prejuízo do policiamento ostensivo convencional”, destacou o coronel Bonfim.
********
Diante dessa matéria, não temos mais o que discutir o carnaval dos blocos de trio elétrico está garantido. É só se adequar às condições sugeridas pelos órgãos de segurança e desfilar.
********
Os desfiles das escolas de samba estão mais que garantidos e confirmados para os dias 26 e 27 de fevereiro no Parque do Tanques com a apuração no dia 28 no mesmo local.
*******
A data do desfile da Banda, Galo, Até que a Noite Vire Dia e Us Dy Phora está mantida

Nenhum comentário: