terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Lenha na Fogueira - 13.01.16


Os desfiles das escolas de samba de Porto Velho foram adiados.

********
Em virtude da falta de tempo para o governo licitar a estrutura de arquibancada, sonorização, iluminação e camarote além de banheiros químicos, a Federação das Escolas de Samba de Rondônia – Fesec teve que concordar em adiar os desfiles pra os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, ou seja, sexta (desfile do grupo de acesso), sábado (desfile dos grupo especial) e domingo (apuração dos votos dos jurados). “Infelizmente temos que concordar que a burocracia é preciso ser aturada e que a Sejucel não tem culpa, uma vez que o carnaval deste ano vai acontecer muito cedo, o que não dar tempo para se cumprir o que exigi a Lei no que diz respeito à Licitação”, disse o presidente Hudson Mamede.

********
O fato já foi comunicado à direção da Funcultural de Porto Velho que acatou as justificativas da Fesec e concordou que os desfiles sejam realizados no final do mês de fevereiro.
*********
A única coisa que “pega” com a mudança dos dias dos desfiles das nossas escolas de samba, é que muitas pessoas envolvidas com as entidades carnavalescas em Porto Velho, terão que cancelar compromissos agendados para as novas datas.
********
O Superintendente da Sejucel Rodnei Paes em conversa com nossa reportagem, disse que já tomou providencias junto a Coordenação de Cultura no sentido de montar o Processo com o Projeto Carnaval 2017 assim que o carnaval deste ano terminar. “Em 2017 a meta é apoiar as entidades carnavalescas de todo o estado”, disse Rodnei.

********
Quando o carnaval cai no inicio de fevereiro é um Deus nos acuda, tanto por parte dos órgãos governamentais quanto por parte das diretorias das escolas de samba e blocos.

********
E não me venham pra cá dizer que os governos, estadual e municipal deveriam cuidar do assunto, com mais antecedência! Sabe por que, porque esses órgãos cuidam sim com antecedência, acontece que durante o andamento do Processo vem os secretários de finanças e se apossam do orçamento das secretarias de cultura, alegando que a prioridade é o pagamento da folha de pagamento dos funcionários. A solução é aprovar o Projeto e empenhar imediatamente os valores.
********
Segundo Rodnei é isso que deverá ser feito este ano, visando os apoios culturais para o próximo ano.
*******
Hoje 13, pela manhã acontece reunião na Casa da Cultura. Ao contrário dos comentários, inclusive postados na coluna de ontem, a reunião é para estabelecer as metas que devem ser desenvolvidas durante 2016.

********
Tem apenas o detalhe, que nos foi passado pelo Coordenador de Cultura da Sejucel Fabiano Barros. O horário deverá ser cumprido, ou seja, das 7h30 as 13h30. Inclusive nos finais de semana. Quer dizer a Casa não vai fechar aos finais de semana, nem mesmo aos domingo e feriados. “O Café da Manhã promovido pela Pobres do Caiari continuará acontecendo sem prejuízo nenhum”, garantiu Fabiano.

********
Dizem que em virtude dos boatos dando conta que a Ivan Marrocos iria fechar, Carlinhos Maracanã que administra o próprio público, passou mal sexta feira, e teve que se submeter a exames especiais. Com a noticia de que tudo não passava de boato, Maracanã, ontem estava com o sorriso da largura da “cara” de felicidade! Te cuida Maraca!
*******
E assim caminha a cultura! Calma João Zoghbi que no fim tudo se ajeita, a Galeria Afonso Ligório vai continuar funcionando e os artesão continuar vendendo seus produtos.

********
A escola de samba Asfaltão faz seu primeiro encontro visando o desfile da escola no carnaval deste ano,  no próximo sábado dia 16, na Tenda do Tigre a partir das 13 horas.

Nenhum comentário: