terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Cavalo Marinho no Pirarucu do Madeira

É uma característica marcante do bloco, exaltar a cultura popular com marchinhas e frevos e também com elementos de folguedos tradicionais de várias partes do país. O frevo e o maracatu estão presentes desde o primeiro desfile, assim como os bonecos gigantes de figuras ilustres do carnaval de Porto Velho, como Bola Sete, Dona Marise Castiel e Manelão. Em 2015, o bloco desfilou com adereços do Arraial do Pavulagem, de Belém do Pará.
Agora os foliões vão conhecer a dança do Cavalo Marinho, executada com arcos. É um folguedo da Zona da Mata pernambucana que é considerado patrimônio imaterial da cultura brasileira.
Nossa intenção é usar esses elementos pra dar cor e movimento ao desfile, mas principalmente, fazer com que o folião conheça esses folguedos que integram nosso acervo cultural”, disse o presidente Ernande Segismundo.
O bloco desfila no dia 31, a partir das 16 horas, com saída ao lado do ginásio Cláudio Coutinho. Não tem cordas, nem trio e também não comercializa abadás. O Pirarucu desfila com a orquestra Puraqué que arrasta o público em coro pelas ruas do centro da cidade.
“Convocamos os foliões a irem fantasiados, porque a missão do Pirarucu do Madeira é manter a tradição, o carnaval tranquilo, sadio e familiar”, ressalta Segismundo.

Nenhum comentário: