quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Lenha na Fogueira - 15.01.16


Dando um tempo nos eventos carnavalescos que estão tomando conta de tudo quanto é mídia!

*********
Para nos reportar sobre a eleição na Federação de Grupos Folclóricos de Quadrilhas e Bois Bumbás – Federon. No próximo sábado, vai acontecer reunião na sede do Parque dos Tanques onde serão coladas na mesa, as exigências para uma pessoa se candidatar aos cargos eletivos da entidade.

**********
O atual presidente Fernando Rocha apesar de negar, é candidatíssimo a reeleição, por sinal, forte candidato. Inclusive pelo que venho acompanhando nas redes sociais Fernandão está disparado na preferência dos folcloristas.

*********
O certo é que a atual diretoria está convocando todos os representantes de grupo folclóricos de quadrilha e bois bumbás a comparecerem na sede que fica no Parque dos Tanques as 16 horas do próximo sábado dia 16..

********
Ninguém envolvido com grupo de Boi Bumbá mostrou interesse em concorrer à presidência da Federon. Na realidade, geralmente os grupos de Bois ganham o direito de indicar o vice presidente. Acontece que os Bois Bumbás contam apenas 10 (dez) grupos filiados a entidade, enquanto as quadrilhas são mais de trinta.

********
Para um representante de Boi Bumbá conseguir se eleger tem que ser muito bom de conversa e simpático perante os representantes dos grupos de quadrilha.

********
Se eu fosse eleitor votaria na reeleição do Fernando Rocha. É só pesquisar os últimos anos do Flor do Maracujá para ver que o Fernandão está administrando muito bem a Federon.

********
Voltando a reunião dos dirigentes da Sejucel com os artistas que utilizam a Casa da Cultura Ivan Marrocos. Alguém questionou a Conselheira da Setorial do Artesanato sobre um prédio na Sete de Setembro colado a antiga loja Baú, que por muitos anos foi conhecida como Casa do Artesão. A conselheira saiu com quatro pedras na mão, retrucando a pessoa que havia questionado sobre como estava a situação do prédio.

*********
Em conversa com a dita Conselheira, ficamos sabendo que o cidadão que ocupa o espaço há alguns anos, entrou com ação de uso capião e para consolidar sua vitória, a justiça o condenou a indenizar a família proprietária do imóvel o que ele fez e agora é dono de fato e de direito. Os donos da sala segundo a Conselheira era a família Resk.

********
E eu que pensava que o prédio era do governo de Rondônia. Na realidade, o governo há alguns anos se responsabilizou pelo aluguel já que ali funcionava uma entidades que congregava vários artesãos. Esclarecido a dúvida para nossa reportagem. Já a pessoa que questionou a Conselheira, até hoje “ta chupando dedo”.

********
Meu amigo Carlinhos Maracanã anda meio xôxo após ter se sentido mal, Na reunião da Casa da Cultura quarta feira, estava todo encolhido pelos cantos. “Vou dar uma saída pra tomar meus remédios”. Te cuida negão que o carnaval ta chegando!.


As escolas de samba já estão se movimentando visando os desfiles que só irão acontecer no final do mês de fevereiro. A escola Asfaltão faz o esquenta da bateria no próximo sábado dia 16 na Tenda do Tigre a rua Jacy Paraná.

********
A São João Batista ensaia de quarta a sexta feira, na rua da Beira nas proximidades da Passarela do São João Batista na BR 364.

*******

A Diplomata já trouxe o artesão Ednart direto de Juruti para criar e montar suas alegorias. Enquanto isso, o artista artesão Ismael Barreto  após participar de oficinas de confecção de Bonecos Gigantes em Olinda (PE), retornou a Porto Velho e já está trabalhando na confecção do “Pirarucu” de 15 Metros que vai sair no bloco homônimo. 

Nenhum comentário: