terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Bloco Pirarucu do Madeira anuncia carnaval tradição

O bloco mais democrático e tradicional de Porto Velho reforçou a orquestra Puraqué com instrumentos de sopro e desfila com três vocais esse ano: Nilson, Priscila e Waldison. 
O repertório inclui marchinhas próprias, de outros blocos tradicionais, as que compõem o acervo cultural brasileiro e também muito frevo. 
“O tempo não passa para o que é bom. Muito sucesso de carnaval já caiu no esquecimento, mas os clássicos de Chiquinha Gonzaga, Mário Lago, Braguinha, Lamartine Babo e os frevos de Capiba a Alceu continuam arrastando foliões”, disse Ernande Segismundo, presidente do bloco.
Os bonecos gigantes de carnavalescos históricos da Capital, Dona Marise Castiel, Bola Sete e Manelão também foram embelezados. Junto com pierrôs eles atraem o público infantil e tornam o bloco acessível a todos, promovendo um desfile de paz e alegria. Não há trio elétrico, nem cordas ou abadás, mas apenas um carro de som pequeno a seguir a orquestra que desfila no chão.
É uma característica marcante do bloco exaltar a cultura popular com marchinhas e frevos e também com elementos de folguedos tradicionais de várias partes do país. O frevo e o maracatu estão presentes desde o primeiro desfile, assim como os bonecos gigantes de figuras ilustres do carnaval de Porto Velho, como Bola Sete, Dona Marise Castiel e Manelão. Em 2015, o bloco desfilou com adereços do Arraial do Pavulagem, de Belém do Pará.
Agora os foliões vão conhecer a dança do Cavalo Marinho, executada com arcos. É um folguedo da Zona da Mata pernambucana que é considerado patrimônio imaterial da cultura brasileira.
“Nossa intenção é usar esses elementos pra dar cor e movimento ao desfile, mas principalmente, fazer com que o folião conheça esses folguedos que integram nosso acervo cultural”, disse o presidente Ernande Segismundo.
O bloco desfila no dia 31, a partir das 16 horas, com saída ao lado do ginásio Cláudio Coutinho. Não tem cordas, nem trio e também não comercializa abadás. O Pirarucu desfila com a orquestra Puraqué que arrasta o público em coro pelas ruas do centro da cidade.

Luciana Oliveira
Empresária e jornalista 


Nenhum comentário: