terça-feira, 29 de setembro de 2015

Malhadinho e For do Campo aprovam bumbódromo

O Superintendente da Sejucel com integrantes do Malhadinho
Os bois bumbas Malhadinho e Flor do Campo de Gauajará Mirim receberam com muita festa, na última sexta feira 25, o Bumbódromo totalmente revitalizado, tanto que agora passa a se “Espaço de Multi-eventos”.
Governador e o Flor do Campo
Ha dois anos o Festival Duelo na Fronteira não acontece (2013/14) justamente porque o Bumbódromo foi considerado inadequado para a realização da festa, em virtude de problemas em sua estrutura. Durante esses período, a população de Guajará, em especial os folcloristas dos bois Flor do Campo e Malhadinho ficou sem poder apreciar a maior e melhor manifestação folclórica da cidade, que é o Duelo entre os bumbas Azul x Vermelho.
Leonilson fundador do Malhadinho acaricia sua prenda
Muita coisa se falou, inclusive de que a festa não acontecia em virtude das duas entidades estarem inadimplente perante o governo estadual e até federal, quando na realidade, até então, o evento é uma promoção do governo estadual em parceria com a prefeitura de Guajará e assim sendo, não é necessários que os dois bois estejam ou não adimplentes com esses órgãos, para que a festa seja realizada. “Os grupos folclóricos protagonizam o evento que é promovido pelo governo, como artistas convidados e não como produtores, eis o equivoco. Felizmente as dúvidas foram sanadas e na última sexta feira, o governo estadual entregou o Bumbódromo totalmente revitalizado.
Porta Estandarte do Flor do Campo

Graças a intervenção do deputado Dr. Neidison de Barros eleito pelo eleitorado da Pérola do Mamoré, os bumbas estão recebendo material (no valor de R$ 200 Mil total) que serão utilizados na confecção de suas indumentárias adquiridas através da emenda do parlamentar, sancionada pelo governador Confúcio Moura com a administração da Associação Cultural dos Filhos e Amigos de Guajará – AFAG.

Reunião com o MP
Governador e Lucio Jorge
Nesta quarta feira 30, o Ministério Público - MP reúne todos os envolvidos com o Festival, ou seja, Malhadinho, Flor do Campo, Sejucel, Prefeitura de Guajará e AFAG para montar as normas que deverão ser obedecidas durante o Duelo, marcado para acontecer nos dias 9, 10 e 11 de outubro.

Nenhum comentário: