terça-feira, 8 de setembro de 2015

Lenha na Fogueira = 09.09.15

Beni Andrade (d) e o Sete de Setembro 
Foi muito bacana a Parada cívico/militar de 7 de Setembro. Apesar da chuva que caiu sobre a cidade de Porto Velho justamente na hora dos desfiles.
********
Aliás, a chuva veio para amenizar o calor que estava de rachar, mesmo às seis horas da tarde/noite. Os desfiles começaram após as 19h00.
*******
O vice governador Daniel Pereira ao passar em revista à tropa me levou a lembrar um episódio que aconteceu há muitos anos atrás, melhor dizendo, no dia 7 de Setembro de 1991.

********
O Osvaldo Piana havia assumido o governo estadual e aquele 7 de Setembro de 1991, seria o primeiro de um governador filho de Rondônia.

********
Essa história começa na realidade ainda na campanha do 2° turno, quando o radialista à época diretor da Rádio Caiari Beni Andrade foi o responsável pela adaptação de uma música, que serviu como o principal hino da campanha do Piana.
********
Empolgado com a eleição do seu candidato Beni Andrade vivia mais feliz que ganhador de Mega Sena acumulada.
********
Naquele ano, a PARADA aconteceu na avenida Carlos Gomes e o palanque das autoridades, ficou exatamente na calçada do prédio da Rádio Caiari. Nós (eu também trabalhava na rádio) ficamos em local privilegiado para assistir e transmitir os desfiles.
*******
Juntos estavam, Eu, Beni Andrade, Everton Leone, Jaelson Vicente e outros funcionários da emissora, quando o locutor do cerimonial do governo de Rondônia anuncia:

********
Neste momento o governador do estado de Rondônia Dr. Osvaldo Piana Filho passa em revista as tropas, acompanhado do Comandante Militar.
********
O locutor da Caiari escalado para transmitir o desfile foi justamente o Beni Andrade, enquanto o Everton Fazia os comentários e eu era acionado de vez em quando para  falar alguma coisa, principalmente sobre as fanfarras.
********
Tudo estava correndo normalmente! Antes do inicio oficial dos desfiles, a direção rádio colou no ar a história da trajetória do governador Osvaldo Piana, e o fundo musical era justamente aquela música que o Beni havia adaptado para a campanha vitoriosa.

********
Quando o locutor do cerimonial anuncia que o governador Osvaldo Piana Filho, após passar em revistas às tropas se aproximava do palanque oficial, de onde assistiria o desfile acompanhado do seu secretariado e demais autoridades militares.

*******
Beni Andrade recebe o som do estúdio e começa sua narração. Pois é, aquele que hoje todo mundo considera o mais “bruto” entre os dinossauros do programa “Papo de Redação”, tem um coração amanteigado, ou seja, sentimental demais.
********
O Jeep com o governador Piana vinha lentamente no sentido praça das Caixas D’água/Rádio Caiari e estava passando na altura da agencia do Bradesco.

********
Quando chegou à esquina da José Bonifácio, Beni retomou a transmissão, a voz já estava meio embargada, porém, mesmo assim ele continuou falando da alegria que era, pela primeira vez, estar assistindo um filho de Rondônia comandante em chefe da tropa militar num desfile de Sete de Setembro.

********
Quanto mais o Jeep do governador se aproximava do palanque oficial mais os aplausos se multiplicavam. Além dos aplausos o público gritava o nome de Osvaldo Piana. Piana, Piana, Piana...

*******
Quando vi, Beni Andrade já não conseguiu dizer nada, a voz desapareceu dando vez a copiosos soluços e de seus olhos, muitas lágrimas rolavam pelo rosto.

********
Sim amigos, o hoje Dinossauro “turrão”. Chorou feito criança, ao ver um filho de Rondônia comandando como governador, uma Parada de Sete de Setembro.

********

Isso aconteceu no 7 de Setembro de 1991! 

Nenhum comentário: