sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Definidos os jurados do Festcineamazônia 2015

Jornalista Mara Paraguassu é jurada

O cineasta Leopoldo Nunes, o diretor boliviano Marcelo Cordero, a produtora de cinema Suzana Amado, o sociólogo Vinicius Fernandes da Silva, a repórter Mara Paraguassu comporão o juri do festival
Olhares múltiplos contemplando a diversidade da produção audiovisual. Essa é a tônica e a principal característica do júri da mostra competitiva da edição 2015 do FestcineAmazônia, em Porto Velho, Rondônia, evento que este ano será realizado entre os dias 6 e 10 de outubro.
O boliviano Marcelo Cordero é diretor da Yaneramai Films, empresa privada cultural dedicada ao cinema, sobretudo em gestão audiovisual nas áreas de vendas, distribuição e exibição. Com experiência em festivais é diretor de Programação e Curador do Festival Internacional Pachamama- Cinema de Fronteira. Também é membro de seleção e nomeação da Latin American Cinema Prêmios Phoenix.
Poesia, literatura, artes em geral e as cidades e suas contradições, fazem parte do catálogo de experiências e atuações do sociólogo Vinicius Fernandes da Silva, criador e administrador do blog ‘Palavras sobre qualquer coisa’ e autor do livro homônimo, lançado em 2011 pela editora Multifoco. Professor universitário, ativista de direitos humanos e pesquisador, Fernandes possui o espaço literário "Palavras, Películas e Cidades" na plataforma Obvious Lounge. Atualmente é coordenador do Grupo Baixada Fluminense da Anistia Internacional.
Suzana Amado é produtora de cinema e vídeo há mais de 30 anos. Entre as produções recentes que levam sua assinatura estão os documentários ‘Hercules 56’ (2006), ‘Transcendendo Lynch’ (2009), ‘Vou Rifar Meu Coração’ (2012); as ficções ‘Proibido Proibir’ (2005) e Korda (20040, além das séries de TV A Turma do Pererê  (TVBrasil – 2009) e ‘Vou Rifar Meu Coração’ (Canal Brasil - 2013) e o telefilme ‘Metade Sexo, Metade Muzzarela’ (Multishow – 2002). Criou e dirige o Filmambiente Festival, no Rio de Janeiro.

Conhecida em Porto Velho pela ampla atuação jornalística, Mara Paraguassu atuou como repórter nas redações dos jornais O Estadão do Norte, O Guaporé e Diário da Amazônia, neste exercendo também a função de editora de Política.  Exerceu também funções de Assessora de Imprensa na Casa Civil do Governo de Rondônia, e por doze anos atuou como assessora parlamentar no Senado Federal e Câmara dos Deputados. Atualmente exerce atividades na Superintendência de Comunicação do Estado de Rondônia. É uma das editoras do site Amazônia da Gente.
O cineasta Leopoldo Nunes tem experiência tanto no ofício artístico como no executivo quando o assunto é audiovisual. Como realizador é diretor de filmes premiados, mas na última década dedicou-se à política institucional do cinema brasileiro, tendo sido Presidente da ABD-SP (dois mandatos) e da ABD Nacional (dois mandatos), entre 1998 a 2002. Foi chefe de gabinete e secretário substituto do Audiovisual, do Ministério da Cultura, sob a gestão de Gilberto Gil. Tornou-se Secretário Nacional do Audiovisual do Ministério da Cultura em dezembro de 2012, até setembro de 2013. Atualmente Leopoldo Nunes é produtor independente e Sócio-Diretor da empresa Kon Tik Audiovisual Ltda., em Brasília / DF. Foi Curador da 47a edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro em 2014.
O Festcineamazônia 2015 tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal, Ministério da Cultura,Secretaria do Audiovisual, Lei Rouanet, apoio cultural da Prefeitura de Porto Velho, através da Funcultural, Governo de Rondônia através da Sejucel. O Festcineamazonia é membro do Greenfilm Network e do Fórum dos Festivais.

Nenhum comentário: