quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Editora lança coleção Música para ler


Paula Toler autografa o livro Oito Anos
Se música é poesia, o lugar dela é no rádio ou no livro? Foi a partir desse conceito que a Editora Salamandra se inspirou para criar a coleção “Músicas para Ler”, que eterniza em livros, grandes sucessos da Música Popular Brasileira. O projeto, criado por Danilo Belchior tem como objetivo, valorizar as composições nacionais, ao trazer uma nova “roupagem” às canções já conhecidas pelo público.
Com ilustrações superdivertidas, as obras foram feitas para surpreender o público, ao oferecer a ele a possibilidade de se entreter de uma maneira diferente, com uma música que ele já conhece há anos. Como as letras são reproduzidas na íntegra, a Salamandra analisou quais canções poderiam seguir uma linha narrativa infantil, capaz de serem ilustradas como se fosse uma história. A singeleza de “Oito anos” e o humor de “Família” foram as canções selecionadas para estrear a coletânea.
Família - Gravada em 1987 pelos Titãs, a música Família é uma das composições mais conhecidas da banda e, agora, esse clássico do rock brasileiro também está na versão impressa. No enredo são exibidas várias situações rotineiras que se passam com cada integrante da família, como papai, mamãe, titia, seguidas pelo refrão Família ê, família á, família!
“Apesar de a música ser crítica em relação a vários aspectos da família, com suas morais, medos e manias, tem também um certo humor afetuoso”, diz Arnaldo Antunes. “Eu e meu ‘irmão’ Arnaldo quisemos ao mesmo tempo criticar e homenagear essa instituição maluca, que vive se transformando, e sem a qual nossa sociedade não existiria. Quando eu vi o livro, pensei: esse livro poderia ter sido feito antes, mas ainda bem que foi feito agora”, revela Tony Bellotto. As ilustrações dessa obra são de Loro Verz.
Oito Anos – Escrita pela cantora e compositora Paula Toller, com a ajuda de Dunga, músico da banda Kid Abelha, “Oito Anos” virou um hit infantil na voz de Adriana Calcanhoto. No enredo, Gabriel, que tem apenas oito anos faz perguntas difíceis de serem respondidas até por gente grande.


A música foi inspirada no filho da cantora que se chama Gabriel: “Ele me perguntava sobre todos os assuntos, desde o mais simples até o mais complicado. Inspirei-me nele e em sua vontade de explorar o mundo e aprender sobre as pessoas ao seu redor. O livro pegou a música e levou para outro universo poético, que eu acho muito lindo”, diz Paula Toller. As ilustrações ficam por conta de Bruna Assis Brasil.

Nenhum comentário: