segunda-feira, 21 de setembro de 2015

A festa em comemoração aos 90 anos do Barão

Apoteose com o canto do Baião do Barão uma adaptação do Bião de Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga

Sexta feira passada 18, o Teatro Palácio das Artes Rondônia literalmente ficou lotado. Era o público prestigiando o espetáculo “Barão do Solimões – 90 anos, faço parte dessa história”. Antes mesmo do espetáculo começar, a Empresa Correios e Telégrafos promoveu o lançamento do Selo e do Carimbo comemorativo aos 90 anos da escola.
“Dentro da mata tem a Lei do Mato, dentro da mata tem o Rei, quem fere a mata e a Lei do Mato, Ferirá o Rei também...”. Alunos surpreendem o público chegando pelo meio das poltronas em direção ao palco, cantando a composição do Bado “Um canto em favor das matas”,
Bira Lourenço e a música Lavadeira de Binho e Bado com alunas do Barão. Eita menino ‘cagão’.

ali sentimos que iríamos presenciar um espetáculo de qualidade. Sob a regência do percussionista Bira Lourenço o show foi fluindo e a cada canção encenada os aplausos se multiplicavam, a cada acorde musical a platéia ia ao delírio. E fomos ouvindo músicas de Eliakim Rufino (RR) Tudo Índio e Mosquito da Malária, Bado (RO) Colonização, Silvio José O Som que vem do Norte e Portovelheira, Bado/Binho Lavadeiras, Jussara Assman As Três Marias, Binho Descendo o Madeira, Bira Lourenço Paisagem Sonora – Ferro Via. Estrada de Ferro Madeira, Porto Velho Bom Lugar do Trio Nordestino, Pérola Azulada do Zé Miguel e finalmente Baião do Barão uma adaptação do Bira Lourenço na música de Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga.
A equipe comandada pelo Bira foi a responsável da sonoplastia do espetáculo musical
Mais de quarenta alunos participaram do espetáculo musical que contou também com a participação especial da Maria do Pandeiro e do professor Luciano Guedes. A produção de Arte foi da Valéria Barbosa e a direção musical e regência do coral de Sabryanne Sampaio, enquanto o Mauro Araujo foi o músico convidado.
Encenação para a música de Eliakim Rufino Mosquito da Malária bastante aplaudida
A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Barão dos Solimões foi criada em 1925 com o objetivo de atender a demanda gerada durante a construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. Passou por várias sedes provisórias até ocupar prédio próprio em 1940, sede atual, localizada na rua José Bonifácio ao lado da Catedral do Sagrado Coração de Jesus no centro histórico de Porto Velho.
Bira e Maria do Pandeiro numa apresentação especial durante o espetáculo, foi dez

Parabenizamos a direção do Barão do Solimões e todos que participaram da produção do espetáculo “Barão do Solimões 90 anos – Falo parte dessa História” 

Nenhum comentário: