quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Lenha na Fogueira - 25.09.15


Parte da cúpula do Ministério da Cultura encontra-se em Porto Velho, onde a partir das 9 horas de hoje, inicia o processo de votação para a formação do Conselho Nacional de Cultura etapa estadual.

*********
A reunião vai acontecer durante o dia todo no Palácio das Artes Rondônia. De acordo com a técnica do MinC Márcia que está em Porto Velho desde ontem juntamente com equipe instalando a estrura que vai atender os representantes de todas as Setoriais da Cultura.

*********
Para Rondônia contar com três representantes no Conselho Nacional de Políticas Culturais – CNPC, é necessário que no mínimo 131 pessoas (não precisa ser integrante de qualquer Setorial) com idade acima de 16 anos, assine a lista de presença que estará à disposição na entrada do setor administrativo do Palácio das Artes Rondônia cujo acesso, é pela rua Tabajara (Teatro Guaporé) no dia de hoje.
********
Além disso, existem os candidatos para o Conselho Nacional. Nesse me inscrevi como candidato e se você que me dar à honra do seu voto, faça o seguinte:

********
Acesse www.cultura.gov.br/votacultura aí vai aparecer à página pedindo que você coloque seu e-mail e senha e logo abai a palavra inscreva-me clica aí e vai surgiu outra página pedindo pra você digitar seu CPF. Depois que você confirmar que seus dados estão corretos aparece automaticamente à lista de todas as setoriais de culturas e você escolha      CULTURAS POPULARES e vai aparecer minha foto e então é clicar na palavra votar. Obrigado por votar em mim.

********
Por falar em Palácio das Artes, exatamente no dia de hoje 25,  está completando UM ANO que o teatro foi inaugurado. Não sei se os amigos registraram, mas a cultura em Porto Velho deu um salto muito grande nesses 365 dias da existência do Teatro Rondônia.
********
O público de Porto Velho teve a oportunidade de assistir grandes espetáculos que se não houvesse o Teatro jamais assistiria como foi o caso do Festival Mova-se. Dos espetáculos, Minios e Frozen, além dos espetáculos que fazem parte do Palco Giratório que só neste mês de setembro levaram mais de 15 mil expectadores ao teatro.

********
Apesar da boa administração exercida pelos diretores da Fundação Palácio das Artes – Funpar que hoje conta com o presidente Severino Costa e a Diretora Artística Gilca Macedo Lobo e até a semana passada contou com o Ibraim na diretoria Administrativo-Financeira e mesmo com o Teatro gerando arrecadação de recursos, ainda não conseguiu a autonomia necessária para se manter.

********
Quando digo autonomia necessária, quero dizer que sua diretoria não tem poder de utilizar os recursos que são depositados na conta da Funpar. Se pudessem, com certeza a Central de Ar que está com problemas técnicos, já estaria funcionando a contento, assim como outros reparos que são necessários.

*******
Mesmo assim, ultimamente temos noticias de que alguns parlamentares estaduais, estão fazendo pressão junto ao governador, para que as salas possam ser utilizadas por segmentos evangélicos que querem levar para o teatro seus cultos.

********
Sem saber o que realmente ocorre na Fundação, parlamentares utilizam a tribuna da ALE para falar o que não sabem e nem procuram saber. Falam porque ouviram falar!

*******
Deixam-se emprenhar pelos ouvidos. O que a Funpar precisa é de apoio dos próprios deputados para conquistar sua autonomia, sem que para isso tenha que recorrer às finanças do estado.

********
Nenhum teatro da região Norte recebeu tanto espetáculo nos últimos 365 dias, como o nosso Teatro Palácio das Artes Rondônia. Parabéns TEATRÃO!

Nenhum comentário: