quarta-feira, 18 de setembro de 2013

LENHA NA FOGUEIRA - 19.09.13



Durante os três dias da Conferencia Estadual de Cultura que aconteceu no final de semana (13, 14 e 15) em Cacoal,  a artesã e pintora Luza do distrito de Porto Rolim, foi uma das pessoas mais solicitadas. Acontece que ela é especialista em pintura com motivos indígenas e em conseqüência desta sua habilidade, os participantes da Conferencia não a deixavam em paz, solicitando que a artista pintasse os símbolos indígenas em seus corpos.
A fotógrafa Golda registrou o momento em que o Zekatraca estava sendo tatuada pela artista Luza. Ficou legal

Lenha na Fogueira

Olá prezado amigo Silvio Santos! Parabéns pela excelente matéria sobre o 13 de setembro. Saudade de minha Porto Velho. Oxente! Olhando o meu registro de nascimento nasci no Território Federal do Guaporé. Eu sou GUAPORENSE   e não RONDONIENSE (Leonildo Bezerra – Recife /PE.


********
Ainda me reportando sobre a III Conferencia Estadual de Cultura na noite de sábado dia 14, após as palestras e discussões nos grupos de trabalho, nos reunimos na lanchonete do Cacoal Selva Park num sarau improvisado.

********

Foi aí que ficamos conhecendo e confirmando o quanto o estado de Rondônia é rico em talentos artísticos. Infelizmente não estava com minha câmera fotográfica para resgistrar os inúmeros espetáculos, proporcionados pelos artistas do interior.

*******

Assim que terminaram os eventos no local das palestras, convencemos a coordenação a autorizar o deslocamento da aparelhagem de som para a lanchonete que fica nas proximidades da piscina térmica.

*******
O tempo foi passando, até que o Carlinhos Maracanã foi escalado para atuar como apresentador da noitada cultural. O da boina providenciou as inscrições e passou a comandar as apresentações.

*******
E veio o John de Ariquemes com um show stand up fazendo todo mundo rir. O cara é melhor que muitos desses que se apresentam nos programas de TV nacional. Música era com o Pachequinho de Rolim de Moura e com o Silvio Santos de Porto Velho, que foram acompanhados pela percussão do pessoal da capoeira do Vale do Jamari.

*******
O Elizeu Braga de Porto Velho juntamente com o Firmineto de Ji Paraná pelas declamações de poemas. Os dois foram show. O Firmineto Mendes completou sua atuação com performances teatrais as mais diversas, “Lindinho”!

*******
Como não lembro o que cada um apresentou, vou apenas divulgar os nomes e os municípios de cada um: Marmota um espetáculo de humor muito bom ele é de Ouro Preto aí vieram: Olegário de Pimenta Bueno; Nina Menina de Jaru; Arlete de Porto Velho; Aloísio de Alta Floresta; Jersinho, Laudaci e Ronei de Ouro Preto D’Oeste; Jovino de Vilhena; Thiago Rocha de Ariquemes e a dupla Dinho e Bode de Porto Velho.

********
Vale salientar que as apresentações começaram as 21h00, e só terminaram as 4h00 da madrugada. Assim mesmo, muitos resolveram amanhecer tomando banho na piscina de água quente, como foi o caso da presidente da Funcultural. Foi realmente uma noite cultural maravilhosa.

*******
Como os chalés abrigavam em média seis participantes da Conferencia, muitos tiveram que ficar acordado porque os que foram dormir, traçaram as portas.

*******

Teve quem achasse que não foi correto realizar a conferencia num hotel fora da cidade, O Cacoal selva Park fica longe do centro de Cacoal. Porém para a maioria foi o local ideal, justamente por ficar longe do centro da cidade o que “obrigava” maior freqüência durante os debates.

********


Que saber de uma coisa, na minha opinião a coordenação acertou em cheio ao escolher o Cacoal Selva Park para realizar a conferencia.


*******
Quem deu show de performance foi a Bailarina da Praça, tanto dançando quanto reivindicando., Ela sabe das coisas e foi bastante aplaudida em sua intervenções.


********
A artista plástica, figurinista, arquiteta e Maria da Chaves Lu Silva aproveitou o evento para criar um bocado de Carrancas inclusive a do Zekatraca da Golda e outras, em breve vamos ver essas carrancas expostas no Mercado Cultura em Porto Velho.

********

Falta dizer da turma da Secel. Me aguardem! Wélida e Cia.

Nenhum comentário: