quarta-feira, 25 de setembro de 2013

UM PARQUE DE BERADEIROS

Por Luciana Oliveira

O que você vê quando se depara com o rio Madeira? Por acaso pensa que é apenas um curso natural de água que flui de modo infinito e imutável para outro curso d'água? Espero sinceramente que não. Esse rio que nasce lá na cordilheira dos Andes e flui até aqui é o rio de quatro gerações minhas, além de estar entre os 20 de maior extensão no mundo. É um patrimônio que cidade, estado ou país nenhum desprezaria. Infelizmente, apesar de toda essa magnitude o rio onde as memórias mais valiosas que tenho desaguam talvez não resista ao entusiasmo desenfreado pelo progresso. No lado da cidade, os mirantes desmoronam e no outro comunidades ribeirinhas estão igualmente ameaçadas de serem extintas pela força das águas. A natureza silenciosa se vinga. Não se discute a necessidade de progresso, mas o que o homem faz para alcançá-lo. O que realmente se discute é o futuro. A previsão é de que a população da terra aumente absurdamente até 2050, mas na América Latina que representa hoje quase 9% na estatística mundial, caia pra menos de sete. Isso porque nos países em desenvolvimento a taxa de natalidade será maior, ou seja, quanto mais pobre, mais populoso. A pergunta do século é: haverá alimento e trabalho pra todos?
Tracei esse paralelo para chamar atenção à necessidade de preservarmos nossas riquezas naturais, nosso rio que devido à obras monumentais está com sua mata ciliar ameaçada. A destruição de suas margens implica em modificações profundas não só no aspecto visual, mas na vida futura. A vegetação ribeirinha protege contra o assoreamento que engole tudo que está pela frente, fauna, flora e comunidades inteiras. Engole gente, engole história, engole identidade.
Com essa foto espetacular do pôr do sol do Madeira quero chamar a atenção para um projeto que nasceu para proteger esse cenário natural.

Um bando de loucos por esse rio colhe assinaturas pra uma petição em apoio ao projeto Parque dos Beradeiros. É fácil! Você acessa o site peticaopublica.com.br e registra seu apoio num abaixo assinado virtual. O Parque dos Beradeiros vai proteger o cenário que você está vendo com uma infra-estrutura voltada ao lazer. Parabenizo em nome de Rudney Prado Melo os idealizadores e os que apoiam esse projeto. Eu assino embaixo!

Nenhum comentário: