terça-feira, 24 de setembro de 2013

LENHA NA FOGUEIRA - 25.09.13

No próximo domingo (19), vai acontecer programação alusiva aos 100 anos da Capela de Santo Antônio. A comemoração começa com a Caminhada que sairá de Porto Velho rumo a Capela onde será celebrada missa campal às 10h00 e depois, será servido almoço com o prato no valor de R$ 10,00 (pessoa).

*********
Já que entramos no assunto centenário, o de Porto Velho que vai acontecer em 2014, começa a ser festejado a partir do próximo dia 1º de outubro, com a realização da “Virada Cultural” que vai durar 24 horas, ou seja, começa no dia 1º e termina no dia 02, justamente no dia que Porto Velho completa 99 anos de emancipação.

********
Por falar em programação, o Duelo na Fronteira, de acordo com mensagem publicada nas redes sociais, pela direção dos bumbas Flor do Campo e Malhadinho, não vai mais acontecer, pelo menos nos moldes de Duelo.

********
Diz a nota: Como já é de conhecimento de todos de Guajará Mirim e também do Estado, o governador Confúcio Moura não autorizou o pagamento das emendas dos deputados, que foram de comum acordo cedidas para os bois bumbas de Guajará Mirim no montante de 2 milhões. Ficando assim impossibilitado a realização do festival (Duelo na Fronteira versão 2013), restando às associações se abraçarem e juntas resolverem fazer um evento no dia 15 de novembro.

*********
A nossa vinda até vocês através desta conceituada coluna do Zekatraca, é para convocar os sócios, simpatizantes e amigos dos bois a nos ajudar a escolher um nome a ser dado a este evento, que no caso, passará a acontecera sempre depois do festival "Duelo na Fronteira". Quer dizer: iremos realizar dois eventos durante o ano em Guajará Mirim.
*********
Estamos solicitando ao governo do Estado que passe o bumbódromo para os bois, deixando a responsabilidade da manutenção e administração para as duas associações. Ficaremos aguardando as sugestões que devem ser postadas no face dos bois Malhadinho e Flor do Campo. Agradece Silvio do boi Malhadinho.
********
É mais um vento tradicional do estado de Rondônia que não será realizado em 2013. É a cara do atual governo cuja meta principal, é exterminar todo e qualquer movimento cultural que seja de relevância para Rondônia.

*********
A equipe do governo só não acaba com o Palco Giratório porque é um evento produzido pelo Sesc e porque o anfiteatro da Madeira Mamoré, é administrado pela prefeitura de Porto Velho. Não sei nem como é que vão inaugurar o teatro estadual! Isso pode ser considerado como “milagre” na atual gestão.

*******
Por falar em teatro, neste final de semana acontece a encenação da peça “O Homem de Nazaré’ pelo grupo teatral Êxodo. Vai ser na cidade cenográfica Jerusalém da Amazônia nos dias 27, 28 e 29

********
Ontem a direção da Federação das Escolas de Samba de Rondônia esteve reunida com a presidente da Funcultural tratando da programação carnavalesca do próximo ano.

********
A Fesec está com a documentação toda em dia e em conseqüência, pode administrar o carnaval do centenário de Porto Velho. Ficou acertado outra reunião para o dia 8 de outubro, quando então será batido o martelo quanto ao local onde serão realizados os desfiles das escolas de samba em 2014.

********
Por falar em escola de samba, no próximo sábado dia 28, a escola de samba Asfaltão realiza o IV Baile Brega. Vai ser na boate Mandacaru com a animação do melhor grupo de seresta da Amazônia “Os Anjos da Madrugada”. Reservas de mesa pelo telefone: 9982-9381, 9222-7727.

*******
E a artesã chegou reclamando como sempre e levou o maior “esbrega” da coordenadora: “Deixa de ser chata!”. Conferência de Cultura.

Nenhum comentário: