sexta-feira, 6 de setembro de 2013

LENHA NA FOGUEIRA - 07.09.13



“Eu me envergonho quando vejo lá na Secel (sou funcionário lá), as pessoas chegando com emendas parlamentares, pessoas que não militam no meio cultural. A emenda já vem dizendo que aquele recurso vai para a entidade tal! Ou se faz um Chamamento Público pra dar transparência, ou o governador baixa um decreto proibindo essas emendas para entidades sem fim lucrativo”, desabafo do diretor de teatro Chicão Santos na reunião na Casa Civil sobre a extinção da Secel!

*********
Na realidade, segundo os que participaram da dita reunião, a conversa com o secretário de assuntos estratégicos do governo de Rondônia foi positiva.

********

Tanto o secretário chefe da Casa Civil Marco Antonio de Farias quanto o secretário José Martins Coelho, mas um técnico da Seplan, “balançaram”, diante dos argumentos dos representantes dos segmentos culturais em prol da manutenção da Secel como secretaria de estado.

********
Por outro lado, os representantes dos segmentos culturais também “balançaram”, ao ouvirem as justificativas do secretário Martins.

*******
Superintendência ou Secretaria de Estado? Eis a questão! Os defensores da proposta da transformação da secretaria em superintendência, tentaram convencer os artistas, de que a superintendência vai ser bem melhor, pois vai contar com o aporte do orçamento da educação.

********
Analisando bem, não é bem assim não. O dinheiro da educação é carimbado e assim sendo, não pode ser desviado para outros programas.

********
A cultura na Seduc é diferente da cultura na Secel. Enquanto na primeira a cultura é voltada para os programas que são específicos das escolas e colégios. Na Secel a cultura é voltada para a produção cultural da população de um modo geral.


*******

Mesmo assim, a turma dos segmentos culturais “balançou”. E lá estavam representantes das culturas populares, folclore e carnaval; artesã, audiovisual, literatura, artes cênicas, artes plásticas entre outras.

********
E esse “balançaram” quer dizer o que Zekatraca? Quer dizer, que quase concordaram com a mudança da Secel de secretaria para superintendência,

*******
Da mesma forma como os técnicos do governo, estão quase concordando em não mudar a Secel para superintendência.

*******
Se fosse disputa desportiva diríamos que o jogo está empatado. Com certeza os secretários levaram ao governador a preocupação se é correto transformar a Secel em superintendência.

********
A turma foi preparada com documentos que provam que a Secel secretaria, é mais viável que a Secel superintendência.

********
Chicão Santos lembrou do compromisso assumido pelo governador com o Ministério da Cultura de manter em funcionamento, a secretaria de cultura, para que o estado faça parte do Sistema Nacional de Cultura e com isso receba verba federal para o setor.

*******
Para quem quer economizar, essa lembrança veio em boa hora, Martins “balançou”, a grana que o estado vai perder ao extinguir a Secel, vai ser maior que a exoneração dos CDS.

********
Se é para acabar com a farra das emendas parlamentares. Que venha a superintendência. Cadê coragem!

********
É como disse a Bebel: Se o governador teve a boa vontade cultural de aumentar o orçamento da Secel em 2 Milhões, que tenha a sensibilidade de não extinguir a secretaria

********
“Queremos nos ver representados pela Secretaria de Cultura e ponto final”, disse Bebel

Nenhum comentário: