quinta-feira, 26 de setembro de 2013

LENHA NA FOGUEIRA - 27.09.13

Hoje em Guajará Mirim tem show com o levantador de toada David Assayag. A voz da Amazônia vai se apresentar na Mansão e contará com a participação de cunhã poranga e tribos dos bois de Guajará.

********
Por falar em Guajará Mirim, apesar da matéria inserida nesta página com o título, Confúcio Sepulta Duelo na Fronteira; Tem gente que acredita que a festa ainda vai acontecer este ano.

*******
O empresário Wando que tomou a briga para sua empresa informou a este colunista, que assim que o governo estadual entregar a reforma do bumbódromo e o Corpo de Bombeiro liberar, a festa vai acontecer. Para tanto conseguiu patrocínio junto a uma distribuidora de cerveja. A grana pode não ser a pretendida, mas, vai dar para os bois mostrarem um bom espetáculo, afirma Wando.

*******
Quando o Bacellar diz que Confúcio Sepultou o Duelo na Fronteira não quer dizer que os bois não vão se apresentar. O que não vai acontecer é a tradicional disputa.

********
De acordo com o diretor do boi Malhadinho Silvio Evangelistas, as duas agremiações entraram em acordo e vão fazer uma apresentação especial no dia 15 de novembro. “Ainda não posso afirmar se vai ter alegoria, conversamos com o Ricardinho do Flor do Campo e ficou pra gente decidir sobre este item”, disse Silvio.

********
Não é a primeira vez que os bois de Guajará não participam de disputa, no inicio, o festival era apenas mostra e se não me engano, em 2002 também não aconteceu a disputa foi apenas apresentação. Agora, jamais o festival ou qualquer outra estilo de apresentação envolvendo os bois de Guajará em Guajará aconteceu fora da data do Festival, ou seja, na segunda semana da primeira quinzena de agosto.

*******
Por que será que o governador após receber uma das mais emocionantes homenagens já feitas a uma autoridade de Rondônia em Rondônia, resolveu não mais ajudar os bois da Pérola do Mamoré. A homenagem que os dois bois fizeram em 2011 ao governador foi muito emocionante. Naquele dia pensei comigo mesmo: De hoje em diante o Duelo na Fronteira vai receber mais apoio do governo estadual. Para nossa surpresa, desde o final do ano passado o governador vem dizendo em tudo quanto é entrevista às rádios de Guajará que não vai autorizar a assinatura de convênio em favor dos bois Malhadinho e Flor do Campo.

********
Para acabar com qualquer sonho dos guajaramirenses, o governador voltou a confirmar e desta vez foi para a Secretária da Semcet, Sâmia Melgar, em solenidade que aconteceu no dia 25 próximo passado, que não vai disponibilizar nenhum tostão, seja via Secel ou via emenda de parlamentares. Esse foi o cheque mate.

********
Agora o negócio é correr atrás e realizar a já programada apresentação no dia 15 de novembro e partir para a luta, em busca de recursos para a realização do Duelo na Fronteira de 2014. E tem que ser logo porque 2014, é ano eleitoral e a Justiça proíbe assinatura de convênio para eventos culturais a partir do mês de abril.

*******
Seria bom que o governo estadual atendesse a reivindicação dos dirigentes dos bois Flor do Campo e Malhadinho e transferisse a administração do bumbódromo para as duas agremiações.

*******
Para não ficar apenas no muro da lamentação. Vamos nos preparar para assistir a peça O Homem de Nazaré que o grupo Êxodo vai encenar hoje, amanhã e depois na cidade cenográfica Jerusalém da Amazônia.

*******
A partir das 17h30 os ônibus começam a sair da frente da prefeitura ou igreja catedral no rumo da Jerusalém. Vamos nessa D’Andrea!

Nenhum comentário: