sexta-feira, 27 de setembro de 2013

JUDILSON DIAS - COORDENA A VIRADA CULTURAL

A prefeitura de Porto Velho através da Funcultural vai festejar os 99 anos da criação do município, realizando vasta programação cultural, num evento denominado “Virada Cultural”. Para que isso fosse possível, a presidente da Funcultural Jória Lima fez um chamamento público convidando entidades sem fins lucrativos a participar. Foram sete editais e no da Virada Cultural, quem venceu foi o Grupo Quebra Cabeça através de um Projeto elaborado pelo Judilson Dias. Judilson é especialista em formular Projetos. “Principalmente no segmento cultural”. Para esclarecer como vai acontecer a Virada Cultural dos 99 anos do município de Porto Velho, batemos o seguinte papo com Judilson:

ENTREVISTA

Zk – Vamos falar sobre a Virada Cultural que você está coordenando?
Judilson Dias – Ela é fruto de um chamamento público feito através da Funcultural de Porto Velho que contou com sete editais: Virada Cultural, Tribos da Cultura, Réveillon, Natal, Carnaval, etc. É uma coisa bem bacana, porque é muito transparente. Através dos editais você acaba com aquela história do apadrinhamento, já que os resultados são públicos, as pessoas têm acesso às informações. Acaba aquela coisa de serventia dos órgãos públicos. Praticamente você coloca a Fundação de Cultura de Porto Velho no mesmo nível das Fundações de Cultura do Brasil porque no Brasil inteiro agora é isso, é edital, como consta das diretrizes do Ministério da Cultura.

Zk – Quem está com você nessa empreitada?
Judilson Dias – Estamos fazendo esse trabalho junto com o grupo de Teatro Quebra Cabeça, que nasceu aqui em 1982 com o Alexandro Bedotti, Ângela e o Marluce e a gente tá tentando reestruturá-lo. A Virada Cultural está sendo feita através desse grupo, até porque, só poderia participar dos editais, entidades sem fins lucrativo. Fizemos o projeto, apresentamos e tivemos a alegria de ser contemplado. A única coisa que nos preocupava era o pouco tempo para realizar o projeto. O único projeto dos sete editais que não poderia esperar um pouquinho para ser realizado, era justamente o da Virada Cultural, pois tem que ser realizado no dia do aniversário do município. Ainda bem que conseguimos montar um grupo muito bacana que está trabalhando quase vinte e quatro horas no projeto: Eu o Gilberto, Margareth e o pessoal da Funcultural que está dando um apoio muito bom pra gente, porque sozinho não realizaríamos, foram apenas 15 dias para colocar em prática. A programação está pronta.

Zk - Onde vai acontecer a programação?
Judilson Dias – Veja bem, o aniversário do município é dia 2. Se a gente fizesse uma virada cultural de 24 horas seria muito complicado, porque dia três é dia útil, as pessoas vão trabalhar, decidimos começar no dia 1º a partir das 18h00 na praça da Madeira Mamoré com toda estrutura de palco, som e iluminação com a abertura oficial contando com a presença do prefeito, com piano, violonista, o hino de Porto Velho e depois segue a programação cultural, com teatro, música, dança. Essa programação vai até cinco horas da madrugada do dia 2.

Zk – E no dia 2 data do aniversário de Porto Velho?
Judilson Dias – Na quarta feira que é o dia 2, a programação na Estrada de Ferro começa às 16h00 e vai até as 22h00.

Zk – Essa programação só vai acontecer na EFMM?
Judilson Dias – A programação também vai acontecer na Zona Sul e na Zona Leste e nesses dois polos, começa as 9h00 do dia 2 e vai até meia noite. Na Zona Sul as apresentações vão acontecer no Campo Florestão onde colocaremos o maior Trio Elétrico que existe por essas bandas e na Zona Leste os shows acontecerão no Cedel do JK onde estará montado um grande palco.
Zk – Quais as atrações que estarão se apresentando nos três polos?
Judilson Dias – Tivemos o cuidado de fechar essa programação, respeitando o nosso Conselho Municipal de Cultura então, todas as setoriais que compõem o Conselho estarão representadas nesse evento. Teatro, música, dança, artes plásticas, literatura, folclore, carnaval, juntando tudo teremos mais de cinquenta atrações. Destacamos que é uma programação cem por cento com artistas da terra principalmente de Porto Velho. Essa é uma determinação da presidente da Funcultural Jória Lima e do prefeito Mauro Nazif.



Zk – Fala sobre você?
Judilson Dias – Morei aqui entre os anos de 1990 a 2001. Trabalhei durante 8 anos no Sesc, onde coordenei vários projetos: Semana Nacional de Teatro, Semana de Dramaturgia, FAM/Sesc, ajudei na implementação do Femut com o Cláudio Vrena e outros, foram 13 anos de muita batalha e muitos projetos aqui em Porto Velho. Fui convidado para assumir como diretor de cultura do Sesc do Rio Grande do Norte e como sou de Recife aceitei o convite, até para ficar mais perto da minha família, foram sete anos como diretor do cultura do Sesc/RN.
Zk – E por que a volta para Porto Velho?
Judilson Dias – Fiz o inverso. As pessoas tiram férias e vão pro Nordeste e eu tirava férias e vinha pra Porto Velho terra pela qual tenho um carinho muito grande. Tudo que eu fizer por Porto Velho em nível profissional e pessoal, sempre será muito pouco pelo que essa cidade me deu e sempre tive vontade de voltar pra cá, porque aqui estão meus amigos e as pessoas que gosto, então vim passar as férias no final do ano passado e fui ficando.
Zk – É verdade que hoje você é especializado em formatação de projetos culturais?
Judilson Dias – Me especializei acompanhando todo o processo desenvolvido pelo Ministério da Cultura tanto como produtor cultural como representante do Sesc e hoje aplico o que aprendi. Este ano mesmo apliquei para mais de cinquenta alunos na UNIR um curso de Criação de Projetos Culturais e recentemente, tive entre quatro Projeto Apresentados no Edital para Cultura Negra no MinC três projetos selecionados o que é um ótimo índice. Hoje estou prestando serviço na Sedam. Então é isso, uma pessoa que gosta de Porto Velho, precisa trabalhar e tá aqui pra isso.
Zk – Para encerrar. Como podemos contratar o Judilson para desenvolver um Projeto?

Judilson Dias – Devo esclarecer que quem faz projetos faz para todas as áreas, no meu caso, só não me atrevo a desenvolver um projeto para construção civil, mas, o resto... Minha especialidade é a área cultural. Nos colocamos a disposição das prefeituras e entidades culturais. Façam contato pelo e-mail judilsondias@gmail.com é mais fácil me encontra via e-mail do que via telefone. Estamos à disposição.

Nenhum comentário: