quarta-feira, 4 de setembro de 2013

FORTE PRINCIPE POR ABNAEL MACHADO



O Real Forte do Príncipe da Beira – 236 anos, é o novo livro do escritor Abnael Machado de Lima, que será apresentado em lançamento nesta sexta-feira, dia 6 de setembro, a partir das 19h30 na Casa de Eventos The House (Rua Santa Cecília, bairro Flodoaldo Pontes Pinto).
O livro aborda a história e contar como foi construir uma das maiores epopéias do homem na Amazônia, o Real Forte do Príncipe da Beira, ainda no Século XVIII, no Rio Guaporé, como sentinela avançada do então Governo colonial português para prevenir uma invasão espanhola através da Bolívia. O Forte é o monumento mais antigo de Rondônia.
O autor, Abnael Machado de Lima, é a maior referência histórica do Estado. Porto-velhense, professor aposentado da cadeira de História e Geografia Regional da Universidade Federal de Rondônia, é membro fundador da Academia de Letras (onde ocupa a cadeira número 6, cujo patrono é o etnólogo,    pesquisador, escritor  Manuel Nunes Pereira) e do Instituto Histórico e Geográfico de Rondônia. Presidiu o Conselho Estadual de Educação e é autor de várias outras obras, dentre elas “Porto Velho, de Guapindaia a Roberto Sobrinho – 1915 a 2012” - obra bibliográfica sobre todos os prefeitos de Porto Velho e “Terras de Rondônia”, além de articulista do jornal Alto Madeira e de vários sites.

Nenhum comentário: