quinta-feira, 26 de setembro de 2013

CONFÚCIO SEPULTA DUELO DA FRONTEIRA


Por Carlos Barcellar


Na manhã desta última quarta-feira, 25, durante cerimônia realizada no Distrito do Iata, para entregar à população a estrada asfaltada que liga o distrito com a BR 425, estrada que também permite o acesso a outras linhas daquela região, o Governador Confúcio Moura foi procurado, particular e informalmente, pela Secretária da Semcet, Sâmia Melgar, para tratar sobre o Duelo da Fronteira.
A Secretária de Cultura de Guajará-Mirim, que ao assumir a pasta da Semcet no mês de agosto, durante discurso de posse garantiu realizar o Festival Folclórico da Pérola do Mamoré, procurou saber do Governador Confúcio sobre os recursos do Estado para financiamento do Duelo da Fronteira.
Confúcio Moura foi taxativo: “não existe dinheiro para o Festival. Nem do Governo e nem da Assembléia Legislativa”. E assim, em tom seco e curto, o Governador sepultou de uma vez a 19º edição do Festival Folclórico de Guajará-Mirim, pelo menos no que se refere aos recursos públicos advindo de seu governo.
Como é do conhecimento de todos, os cofres públicos do Palácio Pérola do Mamoré se encontram em estado de penúria e tem, inclusive, dificuldades de cobrir mensalmente até a folha de pagamento dos servidores do município, de maneira que, mesmo tendo empenhado sua palavra, a Secretária Sâmia muito provavelmente não conseguirá tirar um único real do orçamento da Semcet, para cumprir com sua palavra, realizando o Festival.

Às duas diretorias, Flor do Campo e Malhadinho, restam apenas a esperança de algum abnegado empresário, apaixonado pela brincadeira de boi-bumbá, assumir o Festival, possibilidade absurdamente remota. A cada dia que passa, até o mais otimista dos brincantes não acredita mais na realização do maior espetáculo de cultura popular do Estado de Rondônia.

Nenhum comentário: