quarta-feira, 4 de setembro de 2013

VIDA DE MARIVALDA TEM FILMAGEM EM RONDÔNIA


Para os garimpeiros das beiras dos rios amazônicos, no meio do trabalho duro e sem um horizonte claro, uma das poucas alegrias era escutar a música de Marivalda Kariri: uma cearense que tinha desembarcado na região para levar alegria musical para um povo trabalhador.
Nascida como Maria Valníria Pinheiro e oriunda do mais puro sertão cearense (município de Milhã), Marivalda começou a cantar ainda criança, crescendo num orfanato de Recife. Em 1957 o cantor e compositor Jackson do Pandeiro, ao vê-la cantar na festa de coroação de nossa senhora da capital pernambucana, a convidou para lhe acompanhar. Como ela sabia todas as músicas do seu ídolo paraibano, eles cantaram juntos “O canto da ema” e “Moxotó”. No final, Jackson falou para ela: “você nasceu artista, vá brigar pelo seu espaço. Você perdeu a sua mãe, mas ela está na sua voz”.
A cearense entesoura mais de meio século de carreira, com disco e shows em todas as regiões do país, além de parcerias com nome de peso, dentre eles o próprio Luiz Gonzaga. Ela conheceu Gonzagão durante uma turnê pela Amazônia, em 1976 e foi o próprio Rei quem recomendou a ela ficar trabalhando na região Norte, povoada por filhos de nordestinos. Hoje, com 72 anos, Marivalda Kariri continua sendo uma das grandes vozes do Ceará e uma das poucas representantes femininas do forró-pé-de-serra no Brasil.
Sendo a primeira artista em misturar música nordestina com humor, Marivalda Kariri destacou-se como compositora e letrista através de canções que convidavam a dançar, mas também a refletir sobre a contraditória realidade das terras ricas, com homens pobres. “Toco cru”, “Mulher de garimpeiro” e “A dança do jumento” são músicas salvas na memória do povo brasileiro, especialmente no de Rondônia, onde Marivalda morou e trabalhou por mais de 15 anos.

Desde 2012 está sendo gravado o documentário “A Rainha e seus Reis de Barro”, um longa-metragem sobre a história de vida e carreira da compositora, junto com a de outros lendários artistas nordestinos que fizeram parte da “época dourada” do forró de raiz: Messias Holanda (famoso por “trepar no pé-de-coco”), o fino repentista Pedro Bandeira, o grande sanfoneiro Zé de Manú e outros notáveis músicos que aparecem ao longo das cenas.
Com direção da própria Marivalda, esta produção já percorreu quatro Estados brasileiros e continuará suas gravações em Rondônia, rememorando os tempos dos shows nos garimpos, seringais, e na capital Porto Velho. As filmagens rondonienses estão projetadas para outubro deste ano, e o longa-metragem prevê sua estreia para o primeiro semestre de 2014.
Maiores informações: www.museufundacao.marivaldakariri.net 

Nenhum comentário: