terça-feira, 2 de julho de 2013

REUNIÃO DA SECEL



Prédio do relógio transformado em QG



Durante reunião convocada pela secretária da Secel Eluane Martins, que aconteceu na manhã da última terça feira 02, na Casa da Cultura Ivan Marrocos, entre tantas reivindicações e reclamações dos artistas de praticamente todos os segmentos culturais que militam em Porto Velho, o discurso de um dos presentes chamou a atenção dos presentes: “Vamos invadir o prédio do relógio com o objetivo de chamar a atenção do governador Confúcio Moura no sentido da criação de uma Secretaria que trate apenas da CULTURA, precisamos nos separar do Esporte e do Lazer”, disse o poeta a ator Elizeu após o artista plástico Joèser Alvarez ter feito um pronunciamento bastante contundente contra a atual administração estadual, principalmente no que diz respeito ao apoio cultural. “Temos um Ponto de Cultura e há quase dois anos lutamos para receber a segunda parcela do convênio e até hoje nada”, disse Joeser. Por alguns minutos o clima ficou tenso, mas foi amenizado e as reivindicações continuaram. A produtora Golda e seu companheiro Carlos Levy juntamente com o fotografo Luiz Brito disseram da necessidade de maior apoio ao segmento das artes visuais, principalmente no naipe documentarista, além de cobrarem sobre a inauguração do teatro e qual o orçamento da Secel para o ano de 2014. 

O representante do artesanato solicitou maior atenção à categoria principalmente no que diz respeito a participação em feiras nacionais. João Zoghbi artista plástico cobrou a valorização do artista local quando o assunto for decoração do Arraial Flor do Maracujá e sua estruturação. O poeta Mado presenteou os presentes com uma aula de socialismo baseada em ensinamentos de Paulo Freire enquanto Silvio Santos sugeriu, que a secretaria coloque em prática, os projetos que estão engavetados, lembrando juntamente com o Dinho Reis o “Batelão Cultural” que foi desenvolvido pela equipe da Secel na gestão do Chicão e até hoje não saiu do papel. A professora Yedda Bozarcov falou sobre a reativação do Museu Estadual enquanto a artista Arlete falou da humilhação a que foi submetida durante a Conferencia Rio + 20. “Nos prometeram mundos e fundos e quando chegamos no Rio de Janeiro não tinha nada e para não dormir na rua, fomos alojados (nada contra) num “Terreiro de Macumba”.
Após ouvir as reivindicações da categoria, Eluane falou sobre o orçamento da Secel para 2014 que deve chegar a 18 Milhões, para atender a Cultura o Esporte e o Lazer além da folha de pagamento dos funcionários da Secel. “Não dá pra nada”. Disse que vai marcar reunião com cada segmento cultural para saber das necessidades. “De agora em diante vamos ficar sempre com a agenda aberta para atender vocês”.
Quanto ao teatro disse a secretária, “Estivemos juntamente com o governador Confúcio Moura e o engenheiro do Deosp Lucio Mosquini visitando a obra, na última segunda feira 1º e ele (Mosquini) nos garantiu, que vai entregar o teatro pronto no mês de dezembro, assim sendo, ficou acertado que a inauguração acontecerá no dia 20 de dezembro, finalizou a secretária.

Nenhum comentário: