terça-feira, 2 de julho de 2013

LENHA NA FOGUEIRA - 03.07.13


Três coisas nos chamaram a atenção.

*********
Primeiro a reunião convocada pela secretária Eluane com os segmentos culturais.

*********
Segundo a garantia do engenheiro Mosquini do Deosp de que o teatro será inaugurado em dezembro e já tem até a data: 20 de dezembro de 2013 com grandes espetáculos.

*********
Terceiro, o artigo do meu amigo Basinho “Efeito Kiss salva artistas do complexo de vira-lata”

**********
A reunião da Secel que aconteceu na Casa da Cultura podemos considerar como muito boa e produtiva.

*********
Ainda mais quando fomos informados que o prédio do relógio vai ser “Tomado” pelo Movimento “Ninja” que nada mais, nada menos, é a turma organizada dos protestos que estão nas ruas do Brasil.

*********
Segundo o poeta e ator Elizeu a invasão do prédio do relógio será um ato reivindicatório ordeiro que tem como objetivo chamar a atenção do governador para a necessidade da criação de uma Secretaria de Cultura.

*********
O Movimento quer receber o governador lá no prédio do relógio, “onde estaremos aplicando oficinas de artes e não depredando o patrimônio público, esperamos que não convoquem a PM para jogar Gás Lacrimogêneo e nem Espray de Pimenta na gente como fizeram em frente à prefeitura e na UNIR”.

*********
Quando tomarmos o prédio do relógio só sairemos após conseguirmos do governador a garantia da criação da Secretaria de Cultura - SECRO ou SECER.
*********

O Joeser também fez um discurso “daqueles’ mas, não ficou para ouvir as respostas. A turma não gostou da estratégia do Joeser, jogou gasolina no fogo e saiu de perto sem deixar extintor.

********
Quem jogou “pesado” também foi o Zoghbi, mas foi um pesado considerado justo, pois criticou a organização do Flor do Maracujá que ultimamente não vem valorizando os artista locais ao contratar artistas de Parintins para fazer a decoração do Arraial.

*********
O criador do verbo “Não Fulerarás”, Dinho Reis, fez um discurso bastante coerente, ao cobrar a colocação em prática do Projeto desenvolvido por ele e a equipe da Secel chamado “Batelão Cultural”, que até hoje está engavetado. O discurso do Dinho foi repercutido pelo Silvio Santos que também sugeriu o desengavetamento dos projetos culturais desenvolvidos com a participação de todos dos segmentos culturais.

*********
A reunião varou a manhã entrou pela hora do almoço.
********
Algumas falas conseguiram tirar a turma do sério, apesar do desabafo ter sido muito sério.

*********
Estou me referindo à artista plástica, artesã e poeta Arlete Cortez que contou da falta de respeito, para com os artesãos que foram participar representando Rondônia, na Conferência Rio + 20, ano passado.

*********
Sem querer desfazer da comunidade de "Terreiros", Arlete disse que antes de sair de Porto Velho prometeram mundo e fundos e na hora “H” tiveram que ficar alojados num “Terreiro de Macumba”, graças a compreensão do Babalorixá da comunidade. “Se não ficaríamos dormindo na rua”. Aí baixou o cacete na ex gerente de cultura da Secel.
                                                                  
*********
Quem fala pelos cotovelos é a Golda a sorte, é que sua fala sempre é bem embasada e por isso não cansa!

**********
A jovem Márcia lotada na Casa da Cultura fez ótimas reivindicações.

*********
Mas, o que deixou a secretária de orelha em pé, foi a promessa do Elizeu de que o prédio do relógio será tomado pelos integrantes do Movimento Porto Velho Vai pra Rua.

*********
E assim, podemos dizer que após o povo ir pra ruas, às coisas estão mudando, pra melhor.

Nenhum comentário: