quinta-feira, 4 de julho de 2013

LENHA NA FOGUEIRA 05.07.13


Porto Velho - Uma cidade sem registro de nascimento!

*********
Por gentileza se você amigo leitor, souber quem sabe a data correta do nascimento da cidade de Porto Velho, peça para ligar aqui no jornal 2182-3434 falar com o Zekatraca.

*********
Acontece que ontem dia 4 de julho, dia da independência dos Estados Unidos, para alguns pesquisadores e historiadores também seria (ou é), a data da fundação da cidade de Porto Velho.

*********
Por gentileza, não confundam Município de Porto Velho com cidade Porto Velho. O município foi criado no dia 02 de outubro de 1914.
*********
E a cidade de Porto Velho. Segundo alguns historiadores, tem como data de nascimento o 4 de julho de 1907.

*********
Por exemplo, o historiador Francisco Matias me disse, que localizou uma fotografia no Centro de Documentação que comprova o dia 4 de julho de 1907, como sendo a data da fundação da cidade de Porto Velho.

********
Na foto, segundo o historiador, trabalhadores da Madeira Mamoré posam com a bandeira dos Estados Unidos justamente na área onde hoje estão os Barracões 1 e 2, ou seja, à beira do Rio Madeira nas imediações do Plano Inclinado. Quer dizer em terras do Porto Velho dos Militares, Ponto do Velho ou Porto do Velho Lenhador.

********
Bom! Em 2007 o governo estadual através da Secel quando o Jucélis era o secretário, programou uma série de eventos para comemorar o CENTENÁRIO DA CIDADE DE PORTO VELHO, inclusive me convidaram para fazer parte da comissão Coordenadora que estava montando a programação.

*********
Tava tudo certinho para acontecer, foi quando o escritor e pesquisador Antônio Cândido procurou o Jucélis no gabinete do prédio do relógio e o convenceu a desistir da empreitada, provando por A + B que a cidade não poderia ter nascido em 1907. Eu estava presente no gabinete do Jucélis quando a conversa aconteceu.

*********
Cândido argumentou com tamanha contundência que convenceu o secretário a abortar a programação em comemoração ao Centenário de Porto Velho.

********
Meu amigo e saudoso colega jornalista Nelson Townes de Castro chegou a iniciar uma campanha em prol do dia 4 de julho de 1907, como sendo o dia da Fundação da Cidade de Porto Velho. Não foi pra frente!

*********
Depois da intervenção do pai da jornalista Luciana Oliveira. Ninguém mais se arvorou em dizer que o 4 de julho de 1907 foi à data de nascimento da cidade de Porto Velho.
*********
Não estamos aqui dizendo que o poeta escritor e pesquisador Antônio Cândido estava ou está errado, muito pelo contrário, até porque ele quando fala, mostra documentos.

*********
Acontece que depois daquela reunião em 2007 com o Jucélis, ninguém mais se manifestou a respeito da data da fundação da cidade de Porto Velho.

********
Somente agora, há uns 15 dias, foi que o Francisco Matias que está pesquisando para o seu novo livro no Centro de Documentação Estadual que fica no prédio do relógio, local onde também trabalho.
*********
Foi que ele me chamou e disse que “Agora tenho como provar que o 4 de julho de 1907 foi a data do nascimento da cidade de Porto Velho, pois achei uma fotografia com os funcionários da Madeira Mamoré festejando a data”.

********
Disse-me ainda o historiador mais respeitado da atualidade em se tratando de história de Rondônia, que iria publicar a foto em sua coluna do site Gente de Opinião coisa que não fez até hoje.

********
Para acabar com a polêmica, solicitamos ao nobre historiador Francisco Matias que publique a fotografia.

********
Quem sabe em 2014, estaremos festejando o centenário do Município de Porto Velho, dentro dos festejos de 107 anos da cidade de Porto Velho!

Nenhum comentário: