terça-feira, 16 de julho de 2013

LENHA NA FOGUEIRA - 17.07.13


Olá amigo Zekatraca, um abração fraterno do Recife. Fico intrigado sobre a Festa do Flor do Maracujá (festas juninas), aqui no Nordeste nem tem mais graça. Somente para o ano. Enquanto na minha terra PVH, a novela continua... Qual o Problema? em fazer no mês de junho? Responda-me amigo. Ass. Leonildo Bezerra

*********
Respondo com outra pergunta: Responda-me amigo Leonildo Bezerra! O governador de Pernambuco nasceu em qual estado?

*********
O prefeito de Recife nasceu em qual cidade?

*********
O governador de Rondônia nasceu em Goiás, terra onde não existe a brincadeira de Boi Bumbá, o negócio deles é apenas dupla sertaneja, cavalhada, mouros e procissão do fogarel. No caso do nosso governador o local onde ele nasceu hoje faz parte do estado de Tocantins e a cultura é fazer artesanato com o Capim Dourado do Jalapão. Não tem nada a ver com festa junina e tão pouco com brincadeira de Boi Bumbá.

**********
O prefeito de Porto Velho se não me engano nasceu em Niterói no estado do Rio de Janeiro e o negócio do carioca é apenas Funk e Samba, agora mais pro Funk. Praquelas bandas o boi que existe é o boi de Reisado cujo ciclo é o de Natal até a Festa dos Reis Magos.
*********
Tá vendo aí qual a diferença de se ter governantes que fazem parte da cultura da terra onde nasceram!

*********
Quando os caras acabam até com um evento que tem tudo a ver com a cultura do estado onde nasceram, no caso a Expovel a nossa Feira Agropecuária, como exigir que se importem com um evento que tem a ver com a cultura local, com nossos costumes, com os nossos fazeres?

*********
Os grupos folclóricos estão agradecendo aos deuses por pelo menos, estarem anunciando que vão realizar o Arraial Flor do Maracujá no final do mês de agosto.

********
Sabe por quê? Porque estão ensaiando desde março (alguns começaram em fevereiro) e para não perderem seus brincantes, precisam dançar vestindo as indumentárias novas e essas roupas só são usadas no Flor do Maracujá.

********
Além disso, precisam mostrar aos colaboradores (patrocinadores), o investimento que fizeram e para isso necessitam se apresentar em um grande Arraial como é o caso do Flor do Maracujá.

********
Quer outra resposta! O governador atual de Rondônia, nunca foi ao Flor do Maracujá assistir a apresentação de qualquer grupo folclórico, seja de Quadrilha ou Boi Bumbá e em conseqüência, não sabe do potencial criativo dos nossos artesãos, coreógrafos e dirigentes.

*********
O prefeito do mesmo jeito. E como é que essas autoridades vão se importar com uma coisa que eles nunca viram?

*********
Nunca pararam para assistir, creio que nem pela televisão?

********
Ainda mais, quando temos uma equipe cultural que também nunca foi assistir um grupos folclórico dançar no Flor do Maracujá e nem em qualquer outro arraial.

********
Aí fica difícil se querer que essas pessoas encarem seus superiores, no sentido de fazê-los compreender que a Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás que vem acontecendo no Arraial Flor do Maracujá, foi criada para acontecer no período das festas juninas?

*********

Quando não se tem identidade cultural, nada se pode fazer. Depois quando os meninos do Movimento Muda Cultura ocupam o prédio da Secel, tem neguim que critica.

*********
Aliás! De acordo com o que ficou acordado na quarta feira passada, hoje é pra turma voltar a ocupar o prédio do relógio em busca da resposta para as reivindicações entregue à secretária na semana passada.

*******
Amigo Leonildo Bezerra, em Rondônia as coisas são muito “DIFICI”

Nenhum comentário: