sábado, 20 de julho de 2013

AMAZONIA ENCENA NA RUA - PROGRAMAÇÃO


Na próxima terça feira dia 23, o Grupo O Imaginário, dá inicio a mais um festival de teatro de rua: “Amazônia Encena na Rua”. Como vem acontecendo nos últimos anos, o evento inicia com o cortejo, cuja saída está prevista para as 17h00, da Praça das Caixas D’água no bairro Caiari rumo a Praça da Madeira Mamoré.
O Festival Amazônia Encena na Rua chega a VI edição, quebrando a cada ano, seu próprio recorde de público. Chicão Santos e Zaine Diniz idealizadores do evento, em seus primeiros anos montavam os espetáculos na Praça das Caixas D’água, somente após a reforma do anfiteatro da Praça da Madeira Mamoré, por motivos óbvios, levaram o festival para lá, pois o local é dotado de arquibancadas fixas e de espaço adequado para montagem dos cenários utilizados pelas várias Cias. de Teatro, que vêm de todo Brasil, participar do Festival.
O Encena na Rua vai acontecer de 23 a 28 de julho, na Arena Madeira Mamoré, com espetáculos de teatro, dança e circo, todos os dias a partir das 19 horas. 
A sexta edição do Festival é realizada pelo O Imaginário e SESC Rondônia e tem patrocínio da CAIXA.


PROGRAMAÇÃO

Dia 23 - 17h - Cortejo de abertura com concentração na Praça das Caixas D’água, passando pela av. 7 de setembro e chegando na Arena Madeira Mamoré.
19h - Abertura oficial com os representantes do O Imaginário, Sesc e Caixa.
19h30 - Espetáculo: CONCERTO EM RÉ - Grupo Maria Cutia de Teatro (MG). A banda de rock n’ roll (e de palhaços) Maracutaia apresenta para seu grande público um show inesquecível. De trás pra frente, esse concerto começa no bis e acaba na passagem de som.
Espetáculo: DITINHO CURADÔ - Grupo Teatral Nativos Terra Rasgada (SP). A peça conta a história de Ditinho, o retrato de um costumeiro caipira, que belo dia foi agraciado com o dom de falar com santos através das fitas da bandeira do divino.
Espetáculo: O NEGRINHO DO PASTOREIO – Grupo Oigalê (RS). A lenda do Negrinho do Pastoreio fala da vida de um negro escravo que é culpado pela perda de uma corrida de cavalos onde o seu senhor apostou muito dinheiro.

Dia 24 - 19h  - Espetáculo: JOÃO PÉ-DE-CHINELO - Grupo Manjericão (RS). A peça mostra o universo de João Pé-de-Chinelo, que vive nas ruas com seu carrinho catando papelão e outros materiais recicláveis, na busca de sobrevivência e sustento da família.
Espetáculo: COMO A GENTE GOSTA - Grupo Maria Cutia de Teatro (MG). Exilados pelo novo duque, Rosalinda e Orlando são obrigados a deixar a corte. Ela foge com sua prima Célia e, para se protegerem dos perigos da floresta, se disfarçam de camponesa.
Espetáculo: A FERROVIA DOS INVISÍVEIS, NARRATIVAS DO OUTRO LADO – O Imaginário (RO) - A peça retrata a luta de um grupo de trabalhadores para construir uma ferrovia no meio da floresta.

Dia 25 - 19h  - Espetáculo: ANDARILHOS DAS ESTRELAS - Grupo Tibanaré (MT). Intervenção teatral urbana estruturada em forma de cortejo cênico musical.
Espetáculo: O BÁSICO DO CIRCO - Núcleo Pavanelli de Teatro de Rua e Circo (SP). A chegada de uma nova bailarina coloca a trupe de palhaços em polvorosa. Espetáculo: LA FÁBULA - Companhia de Teatro Madalenas (PA). Um mergulho no universo mágico presente em contos da literatura universal, encenados com base nos fundamentos do teatro de rua. Os personagens são figuras conhecidas mundialmente, como Dom Quixote e sua ingenuidade, Homem de Lata e o seu coração generoso, o intrigante Velho do Saco e uma Rainha Altiva.

Dia 26 - 19h  - Espetáculo: DINDO E TONTON, DOIS PALHAÇOS FUJÕES – Grupo Mapi (RO). O espetáculo conta a historia de Dindo, palhaço cansado, deprimido e desgostoso com a sua profissão, que foge do circo depois de perder a mulher por quem era apaixonado.
Espetáculo: PINDORAMA: A SAGA DE UM CRISTO - Nativos Terra Rasgada (SP). Uma história com pé e cabeça abordando os principais acontecimentos históricos no Brasil.
Espetáculo: RITMOS DE INQUIETA ALEGRIA - Cia. de Arte e Cultura Samaúma (AM). A escrita de Violeta floresce como uma vitória-régia. Enamorada de Tupã, o deus lhe concede a “glória suprema” de ser Iara.

Dia 27 -  18h30 - Espetáculo de Dança: YAPORANGA NO CORAÇÃO DA AMAZÔNIA, VIÚVA NEGRA E O RITUAL DA VIDA – Cia. De Dança Folclórica Yaporanga (RO). O ritmo é o boi-bumbá, dança folclórica típica da Região Norte, que envolve dança e teatro inspirados nas nossas ricas lendas e mitos.
Espetáculo: PSIU! O QUARTETO VEM AÍ! – O Imaginário (RO). As aventuras de um “quarteto de cinco palhaços”: Pipoca, Sardinha, Spoleto e Soneca, que chegam na cidade para tentar impressionar o público com suas maravilhosas habilidades, mas se distraem pregando peças uns nos outros, até que encontram o quinto palhaço:
Espetáculo: CARRIOLA - Grupo de Teatro Celeiro das Antas (DF). Um indivíduo que vem de longe, surge não se sabe de onde, vem empurrando sua Carriola (uma carroça inspirada nos catadores de papel). É tudo que ele possui, é seu brinquedo, é o seu jeito de se relacionar com o mundo.
Espetáculo: O BAILE DOS ANASTÁCIO – Grupo Oigalê (RS). Farsa gaudéria que começa com o desejo de Riograndino Anastácio e sua esposa Minuana de casar a filha, Maria Pampiana. Parábola sobre a devastação ambiental, a peça utiliza o casamento arranjado para apresentar personagens como Octávio Farroupilha, que trabalha como advogado, mas não passa de um malandro com histórico de grilagem de terra.

Dia 28 -  19h  - OS CIRCENSES NA ARENA - Todos os circenses envolvidos no Festival.
Espetáculo: QUIXOTE - Circo Mínimo (SP). Uma visão contemporânea do grande romance de Miguel de Cervantes. Nesta encenação feita para a rua, vemos um gari acompanhado por um morador de rua, que acredita ser D. Quixote de La Mancha...
Espetáculo: NA RODA - Grupo Maria Cutia de Teatro (MG).
As histórias de um menino sem nome, de Martim e Mariana e sua grande banda, de uma fazenda e seus animais são contadas e cantadas ora por palhaços, ora por máscaras expressivas, ora por atores brincantes em contínuo diálogo com o público que, ao final, entra na roda e brinca também.
Espetáculo: AQUI NÃO, SENHOR PATRÃO - Núcleo Pavanelli de Teatro de Rua e Circo (SP). Um casal de trabalhadores passa pelo processo da fabricação de uma bota: desde a criação do gado, preparação do couro, até o feitio e venda do produto final.

DESTINO DESTA PÁGINA


Está página é uma colaboração do Diário da Amazônia através do Zekatraca, com o objetivo de informar os   espectadores que forem à Arena Madeira Mamoré sobre os espetáculos e principalmente, para forrar o local onde a pessoa vai se sentar.  

Nenhum comentário: