sexta-feira, 5 de julho de 2013

LENHA NA FOGUEIRA - 06.07.13


Lenha na Fogueira

Na coluna de ontem 05, questionamos a data real do nascimento da cidade de Porto Velho, inclusive, escrevemos que durante a gestão do secretário da Secel Jucélis Freitas o governo do estado, estava programando no ano de 2007, grande festa para comemorar o Centenário do Surgimento da Cidade de Porto Velho.

**********
E que depois de receber a visita do escritor, poeta e pesquisador Antônio Cândido, que garantiu que a cidade não tinha como ter nascido no ano de 1907 e sim em 1908, a festa foi abortada e em conseqüência, ninguém mais teve coragem de falar sobre a data do surgimento da cidade que hoje é capital do estado de Rondônia.

**********
Dissemos também que o historiador Francisco Matias há quinze dias, havia nos dito que tinha encontrado uma fotografia que provava que Porto Velho nasceu no dia 4 de julho de 1907.

*********
Cobramos a publicação da dita fotografia, fato que aconteceu ontem mesmo, no site Gente de Opinião com o título: Porto Velho e o 4 de Julho – A Imagem”.

**********
Estamos publicando nesta edição.

********
O escritor, poeta e pesquisador Antônio Cândido da Silva não perdeu a oportunidade e postou o seguinte comentário sobre a matéria do Francisco Matias.

*********
“Meu caro Matias. As fotos que conhecemos, numeradas do lado direito, são de Dana Merril que aqui chegou em 1909. Responda por favor: Se ele chegou em 1909, como teria feito a foto de um acontecimento de 1907? No livro Trilhos na Selva, de Rose e Gare Neeleman, pag.111, você pode ver esta foto sem a legenda que aparece na foto que você publicou. AO PÉ DA FOTO SE LÊ: TRABALHADORES AMERICANOS COMEMORAM O 4 DE JULHO DE 1909 (MIL, NOVECENTOS E NOVE) Ora, Mestre. Não manipule as fotos pra justificar os fatos. Vamos ser honestos com a tão ultrajada história da nossa terra”. - Antônio Cândido da Silva - 05/07/2013.
**********
Convidamos para mediar essa questão, os conhecedores, catedráticos sobre a história de Rondônia.
**********
Por falar em tudo acaba em samba:

********
Hoje tem Roda de Samba do Beto Cezar no Mercado Cultural, o inicio está marcado para as 17h00.
********
A turma anda com saudade de uma boa roda de samba, por isso a oportunidade é essa. Depois da ressaca do festival de cerveja da escola de samba Asfaltão que aconteceu ontem e acho que até a manhã deste sábado, ainda tem “neguim” com aquele gosto de guarda chuva na boca, a melhor pedida é rebater com mais uma na Roda de Samba do Beto Cezar.

********
Por falar nisso, ja era tempo de as escolas de samba estar promovendo a disputa de samba enredo para o próximo carnaval.

********
Todas as escolas de samba de Porto Velho já escolheram seus temas, porém, falta convocar os compositores para o concurso de samba enredo.

*********
Tá certo que o clima em Porto Velho ainda é de festa “julina”, mas, não custa nada convocar os compositores de samba enredo para tomarem conhecimento das sinopses.
********
Já que falamos em festa “julina”, hoje acontece um arraial aqui no pátio do Diario/RedeTV e Rádio Globo.

********
É o Arraial do SENAI que vai contar com apresentações folclóricas e comercialização de comidas típicas.

********
A entrada será pela rua Rafael Vaz e Silva. Vem pra cá “caipira”!

********

Arraial do Zé - no Zé Beer da rua Lauro Sodré:

*********
A partir das 20h com DJs, comidas típicas, quadrilha e premiação pra melhor fantasia e as 00h começa o bailão com 4 atrações.....segura que o trem vai ser bom.

*********
Inté lá!

Nenhum comentário: