sábado, 20 de julho de 2013

LENHA NA FOGUEIRA - 20.07.13


O mês de julho está acabando e até agora, não vimos e nem ouvimos, nada oficialmente falando, sobre a realização dos eventos: Duelo na Fronteira e Arraial Flor do Maracujá.

*********
O primeiro sob a responsabilidade dos grupos de bois bumbas Flor do Campo e Malhadinho e da prefeitura de Guajará Mirim.

********
E o segundo, sob a responsabilidade do governo estadual através da Secretária dos Esportes, da Cultural e do Lazer -  Secel.

**********
Porém, os dois sob a dependência e da boa vontade do governo estadual através da Secel.

********
E em conseqüência, sem nenhuma perspectiva de receberem qualquer ajuda financeira oriunda do governo de Rondônia.

********

E aí vem o mal informado e comenta: “Por que esses grupos folclóricos através de suas Associações ou Federação não promovem eventos visando arrecadar fundos para as apresentações nos festivais?”.

********
Acontece amigo mal informado, que pelo menos os bois de Guajará Mirim promovem sim vários eventos durante o ano, porém, o que arrecadam não cobre as despesas com a montagem de suas apresentações.

********
Por isso recorrem ao governo na tentativa de conseguirem alguma ajuda financeira, coisa que este ano, pelo menos até o fechamento desta coluna, não haviam conseguido.
*********
Por conhecer a garra dos guajaramirenses, o Duelo na Fronteira vai acontecer sim, porém não na data tradicional, ou seja, no final da segunda semana de agosto que este ano vai coincidir com os dias 09, 10, 11.

*********
Apesar da polêmica entre os dois bumbas: Um querendo de qualquer maneira realizar na data tradicional e o outro acatando a proposta de mudança para o mês de setembro.
*********
Para acalmar os ânimos dos torcedores dos dois bois da Pérola do Mamoré, pelo menos a Cotação de Preço referente aos Camarotes, Arquibancadas, Sonorização e Iluminação do Duelo na Fronteira está em andamento na Superintendência de Turismo – Setur, pelo menos isso!

*********
Quanto a repasse de verba via Secel não tem nada, vezes nada, até porque o governador mandou recado ainda no ano passado que neste ano de 2013, o estado não repassaria subsídios aos bois Flor do Campo e Malhadinho.

*********
Assim está a produção do Duelo na Fronteira!

********
Quanto ao Flor do Maracujá, as coisas ou o processo deve começar a andar, na próxima semana.

*********
Depois do impedimento da Federon em assinar convênio, correram atrás de outra entidade e o resultado, foi que a entidade apresentada também não pode firmar convênio com o governo estadual.

*********
Aí tiveram que providenciar outro CNPJ (ficha lima) o que aconteceu na segunda feira passada dia 15,

*********
Acontece que o dinheiro do Flor do Maracujá foi conseguido através de emendas de parlamentares e com a troca de entidade e a confusão da Apocalipse, o negócio engriguilhou de vez!

********
Como os deputados estão em recesso, complicou mais ainda, pois é preciso que eles assinem o documento transferindo as emendas para a nova entidade apresentada pela Secel.

*********
Os grupos já ressabiados com o não pagamento total das apresentações no Flor do Maracujá de 2012.

*********
Resolveram em reunião da Federon, que no Flor do Maracujá deste ano, não vai acontecer disputa,

**********
Será apenas Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás. Com isso a maioria dos 33 grupos irão se apresentar com as indumentárias usadas ano passado, tudo desbotado. Sem graças.

*********
Tudo porque o único dinheiro garantido a sair antes do inicio do Arraial (22 de agosto), é o da prefeitura de Porto Velho.
                                 
*********
Assim sendo, assistimos mais um episódio da novela “Descaso com a cultura popular de Rondônia”.

Nenhum comentário: