quarta-feira, 17 de julho de 2013

LENHA NA FOGUEIRA - 18.07.13


O Projeto Varadouro dirigido pelo Chicão Santos e pela Zaine Diniz do Grupo O Imaginário foi o único Projeto de Porto Velho contemplado pelo Programa Petrobras Distribuidora de Cultura.
*********
O diretor Chicão Santos esteve presente terça feira 16, na sede da Petrobras no Rio de Janeiro e vibrou muito, quando viu no painel, o nome do seu Projeto “Varadouro” entre os 67 contemplados com o patrocínio.
*********
Varadouro que tem no elenco o Bira Lourenço e Leo Carnevale conta com a seguinte sinopse: O ator vive diversos personagens que conquistaram, construíram as terras, os rios, as florestas: coronel de barranco, aventureiros, encantados, a reflexão sobre caminhos do ser humano, sentimentos diante da imensidão que transborda do rio e da floresta. A peça será encenada nas Praças: João Pessoa/PB, São Luís/MA.
********
Mais uma vez, O Imaginário eleva o nome de Rondônia ao patamar mais alto da cultura nacional. Valeu Chicão e Zaine!
*********
Coisa, que parece não está acontecendo com o Arraial Flor do Maracujá, esse, ta servindo de chacota nos meios culturais até fora do estado de Rondônia.
********
Na realidade o Arraial Flor do Maracujá 2013 virou novela. Cada dia acontece um capítulo.
*********
Aliás, não é bem novela é uma série, na qual a cada dia uma história é liberada.
********
Depois do anuncio de que os grupos não iriam se apresentar no Arraial, decisão tomada em reunião acontecida no inicio do mês de junho.
*********
A Secel enviou à reunião da Federon verdadeira Tropa de Choque e conseguiu a garantia da participação dos grupos no evento que está completando 32 anos.
*******
Nesse meio tempo, a prefeitura através da Funcultural anunciou que iria realizar o Arraial Municipal - Arrasta Pé do Madeira” e os dirigentes de grupos folclóricos passaram para o lado da presidente Jória Lima.
********
Infelizmente o caso entre os grupos folclóricos e a Funcultural não foi amor, foi paixão.
********
Resultado: Foi só dois grupos, um de Boi Bumbá e um de Quadrilha, ameaçarem a Funcultural de que não iriam participar caso o evento fosse Festival, quer dizer, com disputa entre os grupos, para a presidente desistir, pois ficou com medo desses grupos promoverem “Tempestade”, denegrindo a imagem da prefeitura via meios de comunicação. Tudo balela!
********
Com a desistência da Funcultural em realizar o Arraial Municipal, a Federon convocou reunião para dizer que os subsídios prometidos pela Prefeitura aos grupos, teriam que utilizar na montagem das apresentações do Flor do Maracujá.
********
Não sei que diabo aconteceu! Pois na reunião de terça feira 16, a maioria dos dirigentes mais uma vez, se deixaram influenciar pelos dirigentes daqueles dois grupos folclóricos: o de Boi Bumbá e o de Quadrilhas e
*********
Acataram a sugestão de levarem à professora Nazaré Silva da Secel que os grupos folclóricos só irão se apresentar na XXXII Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás do Flor do Maracujá se não acontecer a disputa. Quer dizer, que o Flor do Maracujá seja realmente apenas Mostra de Dança de Quadrilha e Boi Bumbá.
********
Só quem não concordou com essa condição, foram os grupos Quadrilhas: Rádio Farol, JUABP, Girassol das Três Marias, A Roça é Nossa e Rosa Divina. Os bois bumbas Corre Campo e Az de Ouro adulto e Estrelinha mirim.
*********
Diz a professora Nazaré que vai reverter essa decisão.
********
Enquanto isso o pessoal do Movimento Reforma Cultural Popular, ainda deve estar esperando a resposta das reivindicações entregues à secretária da Secel.
********
Diz o K-1: “Pode espertar sentado!”.

Nenhum comentário: