sexta-feira, 5 de julho de 2013

HISTORIA


 Porto Velho e o 4 de Julho – A Image
Por Francisco Matias(*)





1. A foto acima revela um fato negado por quem se opõe ao dia 4 de julho de 1907 influenciando no lançamento da pedra fundamental da ferrovia Madeira-Mamoré e no surgimento de Porto Velho, como núcleo de povoamento. “Esta data não existe”, dizem uns. “É mentira”, dizem outros. “Em 1907 não havia ninguém do grupo May, Jekkil & Randolph por aqui”, insistem em negar as origens de Porto Velho. Este colunista vem tratando a questão com base em pesquisas documentais, jornais de época e livros de importantes historiadores regionais e de abrangência nacional. “Tudo começou em 1908, quando foi emitida a ordem de serviço”, já foi afirmado com o único objetivo de negar a influência norte-americana e o 4 de julho no primeiro processo de formação de Porto Velho.
2. Como instrumento de pesquisa da história regional, esta coluna utiliza a pesquisa criteriosa como meio e fim de elucidar fatos históricos. Portanto, a imagem da foto é inegável. A data do 4 de julho para Porto Velho existe sim. A foto é real e traz uma anotação de registro com o número 13. Portanto deve fazer parte da riquíssima coleção Danna Merril, que contém fotografias de outras pessoas que registraram os primeiros momentos da Madeira-Mamoré, em sua segunda fase de construção, a partir do município de Humaitá, AM, no local conhecido como Porto Velho dos Militares. Não é montagem. É real. A anotação “COMEMORAÇÃO DA INDEPENDÊNCIA DOS USA, 4 DE JULHO DE 1907”, não foi gravada por este pesquisador. Portanto, convém um reexame da história deste município que dentro de dezesseis meses completará um século de criação.
3. Mas, antes, dentro de quatro meses, será comemorado o aniversário de 99 anos. Será o último aniversário do município com dois dígitos. No próximo, em 2014, começará o longo período dos três dígitos. Dos cem anos. Do primeiro século. A criação do município não ocorreu sem mais nem menos. Foi um projeto político, de autoria do deputado estadual Pedro de Alcântara Barcellar, do PRA de Humaitá, atendendo a reivindicações de comerciantes estabelecidos na povoação de Porto Velho. Mas, que povoação era esta? De onde surgiu? Como foi criada? Pois é. Esta deveria ser uma discussão de historiadores, escritores, pesquisadores de um modo geral. Porto Velho of the Madeira River era uma nova espacialidade surgida na margem direita do rio Madeira por obra e graça da construção da ferrovia Madeira-Mamoré, por volta do mês de abril de 1907.
4. Este grandioso empreendimento, idealizado pelo governo norte-americano para ajudar a Bolívia no escoamento de sua economia, a estrada de ferro, teve sua estação inicial transferida da Vila de Santo Antonio, MT, para o porto de abarrancamento localizado à jusante do Porto dos Vapores, conhecido como Porto Novo,  nos limites do estado do Amazonas com o Mato Grosso. Não se pode esquecer o costume das construtoras de ferrovias norte-americanas lançarem a pedra fundamental em uma solenidade em que era cravado, simbolicamente, um prego de prata. No final da obra, utilizavam um prego de ouro, para coroar o êxito de suas construções.
5. Foi assim nas ferrovias ligando o Oeste americano, pelo sul e pelo norte. Foi assim na ferrovia ligando o rio Madeira ao rio Mamoré. A épica Madeira-Mamoré. Como não poderia deixar de ser, o consórcio May & Jekkil (ainda não estava a empreiteira de John Randolph), aguardou o 4 de julho de 1907 para lançar a pedra fundamental da ferrovia. Era o independence Day na Amazônia e, pela segunda vez, na Madeira-Mamoré, como ambicionava o governo norte-americano e seu projeto de colonizar a região. Nesse dia, um prego de prata foi simbolicamente cravado no km zero da ferrovia, e a povoação de Porto Velho, inaugurada ao estilo das vilas ferroviárias norte-americanas. É fato. É História.

(*) Historiador e analista político

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