terça-feira, 23 de julho de 2013

OFICINAS DO AMAZÔNIA ENCENA



Duas ações do Festival Amazônia Encena na Rua serão colocadas em práticas no dia de hoje. Às 9 horas serão abertas as oficinas Técnicas Circenses com o Núcleo Pavanelli (SP); Introdução à Mímica Corporal Dramática ministrada por Zé Regino, Celeiro das Antas (DF) e  Oficina Brincante  que será ministrada por  Mariana Arruda e Hugo Araújo, do Grupo Maria Cutia (MG). Cada oficina conta com 20 vagas e começa sempre entre 9h00. As oficinas acontecerão à beira do Rio Madeira ao lado da casa do Plano Inclinado da EFMM.
Compondo a programação da sexta edição do Festival Amazônia Encena na Rua, hoje também será aberto o Ciclo de Debates com a primeira palestra discorrendo sobre o tema o Teatro, o Público e a Cidade com inicio as 16h00.
No Anfiteatro
O Festival propriamente dito vai apresentar na noite desta quarta feira 24, os seguintes espetáculos:
19h - João Pé-de-Chinelo - Grupo Manjericão (RS). A peça mostra o universo de João Pé-de-Chinelo, que vive nas ruas com seu carrinho catando papelão e outros materiais recicláveis, na busca de sobrevivência e sustento da família. João é mais um trabalhador fruto do êxodo rural que procura reagir com dignidade diante das mazelas dos grandes centros urbanos. O personagem apresenta sua casa e família ao público, narra histórias e aventuras vividas e sonha com dias melhores.



Como a Gente Gosta - Grupo Maria Cutia de Teatro (MG). Exilados pelo novo duque, Rosalinda e Orlando são obrigados a deixar a corte. Ela foge com sua prima Célia e, para se protegerem dos perigos da floresta, se disfarçam de camponesa Aliena e do jovem Ganimedes. Na Floresta de Arden, Rosalinda (como Ganimedes) brinca com seu enamorado Orlando e lhe dá lições de como se curar da febre do amor. Célia se apaixona por Oliver e Oliver por Aliena. Pela floresta, também encontramos Silvio, devotadamente apaixonado pela pastora Febe, que se enamora por Ganimedes. Rosalinda, no meio deste quiproquó de amores, tece sua trama para resolver toda a confusão desta.
A Ferrovia dos Invisíveis, Narrativas do Outro Lado – O Imaginário (RO). A peça retrata a luta de um grupo de trabalhadores para construir uma ferrovia no meio da floresta. A estrutura é baseada nas memórias, nas narrativas de diferentes tempos, a partir de fatos históricos e da importância da presença dos trabalhadores de diversas nacionalidades, no período da construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. Dando um sentido humano e universal, transformando o drama e as ações humanas em composição de ações poéticas.

O Festival Amazônia Encena na Rua é uma realização do O Imaginário e Sesc com o patrocínio da Caixa.

Nenhum comentário: