quarta-feira, 10 de julho de 2013

LENHA NA FOGUEIRA - 11.07.13


A ocupação do prédio da Secel aconteceu na maior tranquilidade possível.

*********
Jamais havia visto ou assistido um movimento de reivindicação, sociedade civil x governo estadual com tanta civilidade, tudo aconteceu na maior harmonia entre as partes.

*********
A secretária Eluane Martins foi de uma atenção para com os manifestantes das mais elogiáveis.

*********
Poderíamos até dizer, que ela quebro9u as pernas de algum interessado em transformar a manifestação pacífica em tulmutuosa.

*********
Vimos uma secretária senhora da situação, participando das discussões e até se comprometendo com os “movimentistas” no sentido de intervir junto ao governador, levando a pauta de reivindicação.

**********
Por outro lado, os integrantes do movimento, que insistem em afirmar que não existe uma liderança entre eles, mas que na hora da negociação sempre quem aparece são os articulistas Eliseu Braga, Joser Alvarez e Rodrigo Vrech, souberam dosar as conversações, ao ponto de conseguirem, que a secretária autorizasse a utilização de equipamentos da secretaria como impressora, cadeiras, salas, computadores entre outros etc.

*********
Foi aí que ficamos pensando: Se a secretária tivesse dispensado aos dirigentes da Federon a mesma atenção que desde alguns dias vem dispensando aos segmentos culturais, com certeza o Arraial Flor do Maracujá estaria correndo de vento em popa.

*********
Aliás, se todos os gestores dos órgãos governamentais agissem como a secretária Eluene agiu, com certeza não veríamos tanta bomba de efeito moral sendo utilizada durante as manifestações que aconteceram em todo o Brasil no mês passado.

********
O povo quando vai às ruas, quer apenas ser ouvido e vê suas reivindicações, se não cem por cento atendidas, pelo menos em parte.

*********
Nenhum movimento reivindicatório é feito para se transformar em “batalha” em tumulto, isso acontece porque os governantes fazem de tudo para que o povo não seja ouvido, fique cada vez mais longe do palácio, do gabinete seja lá de que órgão for.

********
Isso provoca a revolta da população e o resultado são os confrontos, que muitas vezes acabam em tragédia.

********
O que aconteceu ontem nas dependências da Secel, deveria e deve servir de exemplo para todos os gestores governamentais. Ouvir as reivindicações do povo, não custa nada e ainda por cima evita confrontos violentos.

********
A Eluane Martins a secretária da Secel, deu uma aula de humildade ao se colocar a disposição dos manifestantes do Movimento Reforma Cultural Popular.

********
Ela pode até não conseguir que o governador Confúcio Moura atenda toda pauta do Movimento, mas com certeza ficará bem na foto, junto aos seus integrantes.

*********
Sabiamente ela pediu um prazo até a semana que vem para responder as reivindicações que lhes foram entregue oficialmente na manhã de ontem.

*********

Os manifestantes marcaram uma nova Ocupação do Prédio do Relógio para a próxima quarta feira dia 17, quando querem ouvir da secretária a resposta do governo estadual para suas reivindicações. Que são:

********
Criação de uma Secretaria Própria para a Cultura

********
Transparência Orçamentária.

********
Elaboração de Políticas Públicas para a Cultura.

*********
Parceria Entre Educação e Cultura.

********
De modo geral, queremos recursos disponíveis para a utilização de iniciativas culturais que beneficiem a valorização e difusão da cultura realizada em Rondônia. E queremos estabelecer parcerias com o poder público para que isto seja possível o mais rapidamente possível.

********
O resto é conversa fiada!

Nenhum comentário: