segunda-feira, 8 de julho de 2013

IRMÃES MARCELINA


A diversidade cultural do Marcelina


 Dentre tantos eventos folclóricos que acontecem em Porto Velho capital do estado de Rondônia, um que pode ser considerado de maior proveito em se falando de formação e divulgação cultural dos seus alunos, é o do Colégio Irmãs Marcelina localizado no bairro “Meu Pedacinho de Chão”. Nossa reportagem registrou a preocupação da direção do colégio quanto a isso, no último final de semana, quando da realização do “Arraial Marcelino – 2013 – Ritmos do Brasil”. É aqui que começa a responsabilidade para com a diversidade cultural brasileira e em especial a da região Norte. Por sugestão das Irmãs, dirigentes do colégio, as professoras e professores de todas as séries escolheram os ritmos para serem apresentados durante o Arraial. “A formação da música brasileira teve a contribuição dos povos indígenas, europeus e africanos, quando a convivência dessas culturas e sua miscigenação acabaram formando a matrizes rítmicas da música brasileira”.

Assim, o público que lotou as dependências do ginásio coberto da Colégio, pode apreciar danças nos seguintes ritmos: Tema “Flor do Mamulengo”, apresentada pelo alunos do 1º ano – manhã; Forró – Tema “Forró do Milharal” com os alunos do 1º ano Tarde; O Samba foi apresentado pelos alunos do 2º ano/manhã; Carimbó pelos alunos do 2º ano tarde; o Boi Bumbá foi apresentado pela turma do 5º ano manhã; 

Axé com os alunos do 3º ano/manhã e tarde; Xote e Xaxado pelos alunos do 4º ano manhã e Quadrilha Estilizada Pelos alunos do 4º e 5º ano da tarde. No Brasil a quadrilha primeiro foi chamada de “Quadrilha de Arraiais”, é parte das comemorações das festas juninas. Atualmente uma nova forma de expressão junina. 
A Quadrilha Estilizada, que não é uma Quadrilha Matuta (Caipira), mas, um grupo de dança que tem uma coreografia própria, com passos criados exclusivamente para a música escolhida, como num corpo de balé. A Quadrilha apresentada pelo alunos do Colégio Irmãs Marcelina desenvolveu o tema “O Palhaço”.
Assim podemos confirmar, que o “Arraial Marcelino” em sua edição 2013, proporcionou aos que lotaram a quadra coberta, verdadeira aula sobre a cultura rítmica brasileira.

Nenhum comentário: