segunda-feira, 17 de julho de 2017

Lenha na Fogueira


A 36ª Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás – Arraial Flor do Maracujá foi encerrada na noite de domingo (16), com o espetáculo dos grupos Yaporanga e Waitku Mayakan, que protagonizaram o “Duelo Tribal”.
********
Pela primeira vez a Federon realizou o Duelo. Podemos garantir que os dois grupos proporcionaram ao público que mais uma vez lotou as arquibancadas, um espetáculo de alto nível. De parabéns a direção da Federon pela feliz idéia e a direção dos dois grupos.
*********
Foram 14 dias de festa folclórica e muito forró na arena da “Cidade da Cultura”, nos quais os grupos folclóricos “Chutaram o Balde” e mostraram que a Cultura Popular necessita de mais apoio.
********
Lembrando que o apoio financeiro foi repassado aos grupos folclóricos pela Empresa Marquise.
*********
O governo do estado entrou com a estrutura de arquibancada, tendas e banheiros químicos.
*********
Enquanto a prefeitura comandou apenas o Trânsito na rua Lauro Sodré, recolheu o Lixo do Parque e nada mais. Nem mesmo o valor prometido pelo prefeito em discurso no dia do lançamento do Arraial ocorrido no mês de maio foi cumprido.
********
Nenhum membro da Funcultural de Porto Velho apareceu na arena de apresentação do Flor do Maracujá nas 14 noites do evento. E olha que toda noite a barraca da 1ª Dama ficava lotada de puxa saco.
********
A turma do governo estadual até prestigiou, em especial, o superintendente da Sejucel Rodnei Paes que praticamente foi todas as noites. O superintendente da Setur Júlio Olivar também prestigiou o Flor do Maracujá com sua presença. O presidente da Assembléia deputado Maurão de Carvalho também marcou presença. Valeu!
********
E o caso de três quadrilhas terem ficar empatadas em Primeiro Lugar! Muita gente não entendeu.
********
Acontece que se esqueceram de colocar no Regulamento das apresentações dos grupos, aquele Artigo: OS CASOS OMISSOS SERÃO DISCUTIDOS PELA DIRETORIA.
*********
Outra omissão foi o Artigo que fala sobre se houver empate. Era para terem colocado, que, em caso de empate em todos as notas válidas (no caso apenas três de cada item), a Comissão Recorreria às notas descartadas e quem nessas notas, tivessem alcançado maior número de Notas DEZ ficaria com o título.
********
Se eles tivessem aplicado esse critério a Campeão seria a junina A ROÇA É NOSSA.
********
Em segundo lugar ficaria a Rádio Farol e em terceiro a Mocidade Junina. Esse seria o resultado correto. Porém...
********
Não sei se vocês se lembram, que coloquei na coluna de domingo, que a campeã seria ou a Rádio Farol ou a Rocinha. Teve alguém que me chamou de “Mãe Diná” de Porto Velho.
*********
O triste do Flor do Maracujá deste ano, foi que os bois bumbas não aceitaram participar da disputa, alegando que o recurso foi muito pouco. Concordo com eles, porém, com exceção do boi Vencedor, os demais fizeram ótimas apresentações.
********
Apesar de terem combinado em não colocar alegorias, alguns bumbas levaram esse elemento o que provocou acirrada discussão via Watts da Guarnecer.
********
O certo foi que me senti e ainda estou, bastante feliz com a homenagem que meu Boi Bumbá Corre Campo prestou a minha pessoa.
********
Independente de estar concorrendo ou não, muitas pessoas que assistiram a apresentação dos bumbas no Flor do Maracujá deste ano, disseram que a melhor foi a do Corre Campo. Será? Eu acho que foi a do Vencedor que recebeu 8 Mil e não colocou nada!
*********
Conversei bastante com o Werner Botelho considerado o “MAGO” das fantasias de bumbas na Amazônia. O cara entende da brincadeira de Boi Bumbá, seja do boi tradicional ou no estilo Parintins. Obrigado Werner pelos elogios a nossa apresentação. Ele também conversou muito com dona Branca.
********

Ô língua...

Nenhum comentário: