segunda-feira, 3 de julho de 2017

Lenha na Fogueira - 04.07.17



Desde ontem o bicho tá pegando na Cidade da Cultura onde está acontecendo a 36ª Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás – Arraial Flor do Maracujá.
********
Agora sob a coordenação da Federação de Grupos Folclóricos de Rondônia – Federon o Flor do Maracujá pela primeira vez, vai acontecer durante 14 dias.
********
Hoje acontece o concurso que vai eleger os melhores de cada item entre as quadrilhas participantes, a premiação será o Troféu Pedro Botelho. Só lamento que esse concurso só vai contar com representantes dos grupos de quadrilhas, os bois bumbás, parece, não fazem parte da Federon, pois jamais foram agraciados com um concurso da natureza do Troféu Pedro Botelho.
********
Vamos ver se a partir da criação a Liga Guarnecer que já está em atividade, os bumbás passem a contar com maior atenção durante o Flor do Maracujá. Apesar da Liga já nascer com o nome fora do contexto “Cultura Popular” pois, na cultura popular a grafia correta é “GUARNICÊ” e não Guarnecer como querem os “pedagogos fundadores.
********
De qualquer maneira, louvamos a iniciativa da diretoria da Federon em homenagear um dos mais ferrenhos defensores dos grupos de quadrilhas que já apareceram em Porto Velho, Pedro Botelho, que faleceu em 1994, ao saber, que o governo estadual, não iria disponibilizar naquele ano, recursos para os grupos de quadrilhas se apresentarem no Flor do Maracujá.
********
Pedro saiu a Secet e foi desabafar com seus amigos, num lanche que existia ao lado da Caixa Econômica pela rua José de Alencar. Ali, após desabafar enfartou. Naquele mesmo ano, o boi bumbá Az de Ouro o homenageou com uma toada muito bonita que foi cantada na abertura de sua apresentação no Arraial. Com certeza, ganhar o troféu Pedro Botelho será uma honra.
********
Outra novidade do Flor do Maracujá 2017, será o concurso que vai escolher o melhor Casal de Noivo, a melhor Rainha quadrilha adulta e melhor Rainha da Diversidade. Esse concurso vaia acontecer amanhã. Os vencedores representarão Rondônia no Concurso Nacional promovido pela Confebraq
********
Talvez na noite de hoje, os camarotes ainda não estejam montados no Arraial. Acontece que essa parte da estrutura, foi contratada pela Federon e pelo menos, até ontem a tardinha, não havia chegado. Esperamos que hoje já esteja montado. Quem quiser assistir seu grupo folclórico preferido de Camarote vai ter que comprar ingresso. Ano passado custava R$ 10 (DEZ RAIS).
*******
Lembrando que essa parte da estrutura, não tem nada a ver com a estrutura contratada pelo governo do estado, através da emenda parlamentar dos deputados Léo Moraes, Jesuíno Boabarde e Maurão de Carvalho.
********
Por falar em apoio, o superintendente da Setur Júlio Olivar não é de hoje, vem lutando para conseguir junto ao Departamento Responsável pela publicidade do governo estadual, espaço na mídia oficial, para divulgar o Arraial Flor do Maracujá e não consegue. Não consegue porque as pessoas do referido Departamento não tem compromisso com o Turismo e nem com a Cultura de Rondônia e em especial com a de Porto Velho.
*******
O governo não teve a coragem de colocar um chamamento, convidando a população a prestigiar o Flor do Maracujá o maior evento folclórico da região Norte. Olha que o Flor faz parte do calendário turístico nacional e o governo estadual através do seu Departamento de Publicidade não tá nem aí.
********
O certo é que o Arraial está no ar e tenho certeza, será dos melhores. Até o dia 16 o negócio é curtir todas as noites as apresentações de quadrilhas e bois bumbás no Arraial Flor do Maracujá que está montado na Cidade da Cultura (antigo Parque dos Tanques).
********

Te encontro lá minha cunhã! 

Nenhum comentário: