quarta-feira, 5 de julho de 2017

Flor do Maracujá 2ª noite - Troféu Pedro Botelho


As arquibancadas ficaram lotadas no segundo dia do arraial for do Maracujá, a animação tomou conta da noite, com as apresentações dos personagens de cada quadrilha, sendo eles: Guarda, Seringueiro, Caçador, Juiz, Escrivão, Lampião, Maria Bonita e Casal de Velhos. Os vencedores de cada item, farão jus ao Troféu Pedro Botelho que será entregue na noite do dia 16, último dia do evento.
Este ano é comemorada a 36° Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás - Arraial Flor do Maracujá, sob a coordenação da Federação de Grupos Folclóricos de Rondônia (Federon), com apoio do Governo do Estado, Assembleia Legislativa e Prefeitura de Porto Velho.
Para o diretor financeiro da Federon Severino Castro, a competição dos melhores personagens é uma nova modalidade e se restringe a nível estadual, mas o casal de noivos e rainha vão ser classificados para ir representar o estado em uma competição a nível nacional em Fortaleza e no Rio de Janeiro. Sobre os percalços e novidades do 36° arraial Flor de Maracujá ele diz:
É uma novidade do Flor de Maracujá trazer as apresentações dos personagens para animar a festa, pois, enfrentamos adversidades, as datas foram trocadas, era para vir o grupo Fala Mansa e não veio, mas a gente consertou tudo com muito carinho, colocamos a banda Rabo de Vaca e deu muito certo. Queríamos nos desculpar com o público, o Flor do Maracujá enfrenta um problema, pois, boa parte dos patrocínios não vieram, e tudo ficou a cargo da Federon, que ajuda como pode, mas fora isso, a festa está acontecendo, não poderíamos deixar de apresentar esta festa tão importante para a nossa cultura e que o povo gosta tanto”, Disse Severino.
As apresentações começaram por volta das 21h00, com a disputa dos melhores personagens de cada quadrilha, que foi sorteada pela comissão da Federon, já os jurados foram representados pelos presidentes de cada quadrilha, tendo a regra que não poderiam votar na sua. Girassol das Três Marias, e Mocidade Junina foram algumas das quadrilhas que competiram na noite.. O Padre e o os Sacristãos da Girassol das Três Marias foram os primeiros a se apresentar, Rádio Farol e Rosa Divina seguiram com a competição, logo depois os outros personagens abrilhantaram a arena.
Antes da competição vários personagens esperavam ansiosos pela sua vez, como é o caso do dançarino Bruno que estava representando o personagem do Guarda, ele já dança em quadrilha há cinco anos, três deles dedicados a Forte Príncipe, sobre a expectativa da apresentação ele fala: “Esta noite para a gente é especial, pois, é a primeira vez que os personagens vão se apresentar, nos ensaios os passos são diferentes do que a gente faz na quadrilha, pelo que estou vendo o nível está alto, o que dificulta, pois, temos que superar os outros personagens, mas acredito no ensaio que tive, nossa quadrilha é muito unida, estamos dando o nosso melhor para ganharmos hoje”, disse o dançarino.

O arraial fica localizado na Cidade da Cultura, antigo Parque dos Tanques e a entrada é franca. A arquibancada tem capacidade para sustentar cerca de 2.500 pessoas (cada módulo), o efetivo de bombeiros para os primeiros dias foi de sete civis, nesta quinta-feira é esperado o dobro dos espectadores, aumentando para dez o número dos bombeiros para fazer a segurança do local, uma ambulância com equipe médica também atenderá o público durante todos os dias do arraial.
As notas dos juízes estão sendo apuradas pela comissão da Federon, e serão divulgadas amanhã na coluna do Zékatraca.



Por: Jaylson Vasconcelos

Nenhum comentário: