quinta-feira, 20 de julho de 2017

Lenha na Fogueira 20.07.17


 Sábado passado dia 15, o mundo do samba perdeu o principal fundador da escola de samba Acadêmicos do São João Batista, Moacir Lamego.
**********
Lamego foi vítima de infarto no sítio de sua propriedade na BR 319, seus familiares ainda o trouxeram até o João Paulo II aonde já chegou sem vida.
*********
No ano de 2000, na companhia de vários amigos dos bairros Tucumanzal e São João Batista colocou o bloco “Quase Gay” e solicitou ao compositor Sílvio Santos que fizesse uma marchinha para ser cantada pelos “Quase Gay” no desfile que aconteceu na terça feira de carnaval daquele ano.
*********
Em 2001 mais uma vez, ele solicitou uma música carnavalesca do compositor Sílvio para o bloco Quase Gay, Sílvio compôs um samba: Sou do bairro São João Batista, Novo reduto de sambistas, peço licença pra chegar, Sou do Quase Gay, Quero ser Rei, Quero ser Rei no carnaval...
**********
Sílvio ao entregar a composição, sugeriu ao Lamego, que transformasse o bloco, em Escola de Samba. Foi então que no carnaval de 2002 desfilou no carnaval de rua de Porto Velho a Acadêmicos do São João Batista que foi campeã do grupo de Acesso, garantindo seu desfile pelo grupo Especial a partir de 2003.
**********
Entre os considerados criadores da escola, citamos o Cláudio Rocca – Banana, Cibalena, Salles e sua esposa dona Francisca entre outros sambistas. Porém, foi o Lamego quem mais se entregou à organização da agremiação, que já no seu primeiro desfile pelo grupo especial, foi campeã.
*********
Na época, Lamego era o gerente do Chaveiro Gold do Manelão e conseguiu apoio da direção da escola de samba Pobres do Caiari que cedeu parte dos instrumentos além de material para a confecção das fantasias. Manelão também comprou todo o material da extinta escola de samba do grupo de acesso Unidos do Nacional, tudo por causa da amizade com o Lamego.
********
Outra pessoa que colaborou muito com o presidente Moacir Lamego da São João Batista foi o empresário da comunicação Everton Leoni. Que foi presidente de honra da escola, enquanto Lamego foi seu presidente.
********
Por falar em comunicação Lamego por muito anos atuou como Operador de Som na Rádio Caiari e na TV Candelária (SIC TV). Ele foi o operador do meu programa “Samba, seresta e seresteiros” por muitos anos.
*********
Na Banda do Vai Quem Quer atuava como colaborador, ou melhor, faz tudo. Desde o tempo que foi trabalhar como gerente do Chaveiro do Manelão até agora, com a direção da Siça.
**********
Quando começaram as pesquisas para a implantação das usinas do Madeira, Lemego conseguiu ser contratado pela empresa responsável pela preservação da Flora e da Fauna na área de abrangência das usinas. Com o tempo, ficou tão especializado no assunto, que dava aula pra aluno de biologia. Ele sabia o nome científico de tudo quanto era planta, além dos nomes dos animais entre eles os peçonhentos.
*********
Pai de quatro filhos era bastante considerado no bairro São João Batista, tanto, que seu velório foi muito prestigiado. O enterro foi o tradicional de todos os sambistas, com a bateria da escola de samba e o mestre bateria na hora de baixar o caixão à cova, dando apenas um toque no surdo o que levou muitos às lágrimas.
********

Lamego radialista, cinegrafista, carnavalesco, mergulhador de garimpo, namorador, amigo de verdade. biólogo prático e bonequeiro na Banda do Vai Quem Quer. Descansa em paz amigo Zoião

Nenhum comentário: