terça-feira, 25 de julho de 2017

Lenha na Fogueira - 26.07.17


Esta acontecendo desde a última segunda feira, na praça das Três Caixas D'água a 10ª edição do Festival Amazônia Encena na Rua, uma produção do Cia de Teatro O Imaginário que tem à frente Francisco Santods – Chicão e família.
********
Duranta a solenidade de abertura Chicão Santos aproveitou e desceu o malho na Funcultural de Porto Velho presidida pelo Ocampo Fernandes e não polpou elogios a Semdestur dirigida pelo Júlio César. As duas entidades fazem parte do Cronograma Administrativo da Prefeitura Municipal de Porto Velho. Sendo assim, por um lado a prefeitura ficou feia na foto e por outro ficou bonita. Éguaaaaa!
*******
Já o superintende da Sejucel Rodnei Paes marcou presença e até discursou, falando sobre os 12 Editais lançados pela Sejucel. Só não disse quais desses 12 editais, já estão em andamento ou recebendo propostas.
*******
Falou sobre a realização do Salão de Artes de Rondônia previsto para abrir no mês outubro. Se isso acontecer mesmo, é ponto para a atual administração pois o SART está fora do ar ha 8 anos. Quer dizer, no atual governo ainda não foi realizado.
*******
Dos músicos que foram contemplados com o Edital Zezinho Maracnhã de Música poucos até agora cumpriram o Regulamento, se não estou enganado apenas um grupo de Ji Paraná e Ernesto Melo e a Fina Flor do Samba atendeu o Edital os demais estão devendo suas apresentações.
*******
Se não estão devendo, torna-se necessário que a assessoria da Sejucel divulgue o cumnprimento da exigência contratual.
*******
Bom, o certo é que o Rodnei marcou presença e deu as boas vindas aos grupos que vieram de vários estado brasileiros. Disse ainda que esteve no festival de Cultura Popular no Distrito de Nazaré no baixo Madeira e lá firmou convênio com a UNIR no sentido da Faculdade Federal de Rondônia desenvolver um Projeto, reconhecendo festas como a que aconteceu em Nazaré, para que possam receber o apoio do governo estadual. É uma luz no fim do túnel! Valeu Rodnei!
*******
Este ano, por falta de mais apoio, não foi possível montar arquibancada na praça das Três Caixas D'água, para acomodar o público que gosta de teatro de Rua, uma pena!
*******
André ator e diretor da Cia Será O Benedito do Rio de Janeiro, em conversa com este colunista na noite de segunda feira, se disse bastante admirado com o público que marcou presença na praça. “Olha só como o público de Porto Velho gosta de teatro de rua, em plena segunda feira, no horário das novelas, estamos presenciando um ótimo público aqui”.
*******
E tinha muita gente mesmo. Chicão Santos e Zaine Diniz estão de parabéns pela coragem em realizar um evento que reúne Cias de Teatro de Rua de boa parte do Brasil, com pouco apoio. “Esse Chicão merece todo nosso respeito”, disse André.
*******
Hoje tem Tacaca Musical no Calçadão Manelão em frente ao Mercado Cultural. Desta feita, a Funcultural convidou as seguintes Tacacazeiras:
********
Tacaca da Isaura, Tacaca da Míriam, Tacaca de Rondônia, Tacaca Paraense, Tacaca da Leda, Tacaca da Lôra e Tacacaria Olha Aí! Vai ter o som do Danilo Monteiro.
********
Ocampo aposta que dessa vez, não vai faltar tacaca, como na semana passada. Pergunta: A Míriam vai colocar a banca hoje?
*******


Hoje o Amazônia Encena na Rua continua a partir das 19 horas, na praça das Três Caixas D'água com a seguinte programação:





********
Horário: 19h30 Perfomance/Circo: Cabaré do Ruante - Cia Ruante de Teatro – RO Espetáculo: O Salto.
********
Cia Será O Benidito!?! – RJ - Performance/Contação de História: A LUA SOLITÁRIA
Cia In Bust – PA - Espetáculo: Teatrilho Vivarteiro - Cia Vivarte de Teatro – AC.
*******

Vamos prestigiar os espetáculos apresentados no Amazônia Encena na Rua.

Nenhum comentário: