segunda-feira, 10 de julho de 2017

Lenha na Fogueira - 11.07.17


O cronista Arimar Souza de Sá publicou em sua página no facebook um artigo sobre o “Desprezo do Prédio do Relógio e da Cultura de Rondônia” que está dando o que falar, não só nas rodas entre os envolvidos no Movimento Cultural, mas, também, pelos Corredores do CPA e principalmente do Edifício Tancredo Neves, sede da prefeitura e até lá pras bandas da rua Elias Gorayeb onde fica a sede da Funcultural.
*******
Arimar começa seu comentário lembrando a Porto Velho de antigamente quando segundo o articulista apresentador do programa “A Hora do Povo”, Porto Velho era assim: A Praça e o Prédio do Relógio. A Igreja Matriz, as Caixas D'águas, o apito do Trem etc.
*******
O saudosismo é a ponte que nos transporta até os dias de hoje e então nos coloca, frente a frente com o atual Prédio do Relógio.
*******
Esse prédio do Relógio era para ser um “brinco”, porque celebra de forma magistral a vida, luta e glória dos antepassados. Só para se ter uma idéia do descaso, a sua última reforma foi feita ainda no governo de Jorge Teixeira.
**********
Depois, o descaso, silêncio e a omissão imperaram e o que restou é um vilipêndio ao esforço e à memória dos que construíram e pavimentaram a história desta terra que curtimos hoje. Porto Velho é uma cidade viva, atuante, tratando de homens que arrancaram do trabalho, com o suor do próprio rosto, a vontade de viver dignamente...
*********
É até meio difícil de compreender porque se chegou a esse desiderato tão desprezível, não obstante o governador atual seja um amante das letras (poeta e escritor), de escol. Porque então deixar esse monumento à vitória assim, largado? Será que faz-se honesto pensar que a poesia do passado não pertence ao seu acervo de saudades?
*********
Senão vejamos: Antes, no organograma de Governo, havia uma Secretaria de Cultura e sem respostas a uma série de indagações, foi extinta e transformada em Superintendência, ou seja, virou o quintal das demais pastas governamentais. Quer acompanhar a crônica completa, acessa o www.rondonoticias.com.br
*********
Enquanto isso no Flor do Maracujá, as quadrilhas juninas estão com tudo e não estão prosa. A cada apresentação o público se depara com espetáculos de primeira linha, cada um mais espetaculoso que o outro. Vale a pena assistir nossos grupos de quadrilhas juninas dançando no Flor do Maracujá.
********
Segundo comentários nas arquibancadas e camarotes, a melhor apresentação até a noite de domingo, pela ordem, foram: Quadrilha Mocidade Junina seguida da Matutos do Guaporé, Estrela do Norte, Nova Estação, Estrela Divina e Matutos do Socialista. Isso não quer dizer, que no próximo domingo, esses grupos estejam classificados nessa ordem.
*******
O que ainda não conseguiu agradar o público que tem lotado as arquibancadas do Flor do Maracujá este ano! Foram as apresentações dos Bois Bumbás. O Boi Vencedor abusou da paciência dos expectadores ao não colocar na arena sequer 30 pessoas. Isso denigre a imagem do Flor do Maracujá e coloca em cheque a administração da Federon e da recém criada Liga Guarnecer que é específica dos bois bumbás.
********
Os dirigentes do Bumbá Vencedor assim como a própria Associação Boi Bumbá Vencedor, deveriam ser punidos com a expulsão da Federon e ainda ser obrigada a devolver o cachê recebido (antecipado), para se apresentar. Segundo comentários, o Ministério Público deve ser acionado para averiguar se os grupos estão investindo realmente o recurso que foi repassado pela empresa Marquise.
*********

Domingo o Tira Teima foi bem melhor. Esperamos que o Marronzinho na noite de ontem e o Estrela de Fogo na noite desta terça, eliminem a má impressão deixada pelo Boi Vencedor, uma verdadeira “BOMBA”!

Nenhum comentário: