quarta-feira, 12 de julho de 2017

Lenha na Fogueira - 13.07.17


Desfile das escolas de samba será no Espaço Alternativo no domingo de carnaval.
********
O carnaval 2018 começa hoje!”. Com essa frase o presidente da Fundação Cultural de Porto Velho (Funcultural), Antônio Ocampo, abriu a reunião com os representantes das escolas de samba da capital, nesta quarta-feira (12), na sede da fundação, num encontro que serviu para que os representantes das agremiações carnavalescas tomassem conhecimento das mudanças que serão introduzidas no carnaval local.
********
Uma das principais delas é o fim do repasse às escolas de samba. O último será feito para o carnaval do próximo ano e diretamente para as escolas e não mais a uma entidade que ficaria responsável em distribuir o recurso entre elas. Mas para isso, há a necessidade das escolas de samba regularizarem sua situação, não apenas para poder receber o repasse, mas também para ter o direito de desfilar.
********
Hoje, nenhuma dessas entidades estariam aptas a receber recursos públicos por causa de pendências que ainda não foram sanadas. E isso não é de agora, vem de muito tempo. Por isso pedimos aos presidentes das agremiações carnavalescas que resolvam o quanto antes esse problema para que nenhuma escola fique sem receber esse dinheiro. A Funcultural dará o apoio necessário para que as escolas resolvam essa questão”, alertou Ocampo.
********
PREMIAÇÃO - Com o fim do repasse, a prefeitura instituirá, a partir do carnaval de 2019, o sistema de premiação. O valor ainda será definido, mas já está acertado que as sete agremiações que se apresentam no carnaval local serão premiadas. O montante será de acordo com a classificação e o valor a ser distribuindo como prêmio a cada uma das sete colocações será definido pelas próprias escolas de samba.
*******
Essa foi a forma encontrada para darmos um novo alento ao nosso carnaval. O repasse, de certa forma, levava a acomodação por ser um valor fixo e assegurado a todas as escolas de samba. Com a premiação queremos incentivar a competitividade, porque quem ficar nas primeiras colocações, receberá um recurso bem maior. Com isso as escolas vão se preocupar em apresentar um espetáculo de primeira grandeza para o público”, disse.
********
Ocampo lembrou também que, dependendo da criatividade de cada uma das entidades carnavalescas, o valor recebido como prêmio poderá dobrar ou até triplicar. Como exemplo, ele citou o caso de uma escola receber R$ 50 mil de prêmio. Se houver um planejamento financeiro correto e com a realização de eventos, esse valor pode chegar a R$ 150 mil, o que representaria um aporte financeiro significativo para a escola.
********
Também foi anunciado na reunião o novo modelo de como será trabalhado o carnaval de Porto Velho, já a partir de 2018, no que diz respeito às escolas de samba. O desfile passará a ser no Espaço Alternativo e ocorrerá de preferência no domingo de carnaval. Haverá ainda programação com as escolas de samba nos polos que serão montados nas zonas leste, sul e oeste da cidade e também no polo fixo que funcionará no Mercado Cultural.
********
No Mercado Cultural haverá carnaval todos os sábados durante o mês carnavalesco, que as escolas de samba poderão utilizar também não só para pequenas apresentações, mas também para promoção de atividade com vistas a arrecadar dinheiro. Com essa definição, vamos também acabar com o desfile das escolas de samba fora da quadra momesca. Queremos com isso trazer mais público também”, frisou.
********

Esse mesmo modelo, será aplicado com os grupos folclóricos de Quadrilha e Boi Bumbá. Na realidade, este ano a prefeitura não fez nenhum repasse aos grupos que estão se apresentando no Flor do Maracujá

Nenhum comentário: