sexta-feira, 28 de julho de 2017

Lenha na Fogueira 30.07.17


A 10ª edição do Festival Amazônia Encena na Rua chega ao final neste domingo, 30 de julho, na Praça das Três Caixas D´Água. O evento é uma realização do grupo rondoniense O Imaginário e tem patrocínio da Caixa, Governo Federal e apoio da Prefeitura Municipal de Porto Velho através da Semdestur.
********
Teatro, música, performances, oficinas e rodas de conversa fazem parte da programação do Festival Amazônia Encena na Rua. O início das apresentações tem participação do Trio Agrestino (SP), que convida o público a cair na dança do forró pé de serra. Após esse esquenta entram em cena espetáculos e performances dos grupos locais e de outros estados.
*********
Ana Oliveira, faz parte do projeto Roda na Praça (AM), que se apresentou no primeiro dia da Mostra, destaca a importância do projeto no fortalecimento da cultura de teatro na rua, principalmente na Região Norte. “Poder estar aqui trocando com outros grupos do Brasil que dialogam essa linguagem da arte pública, do circo, do palhaço é enriquecedor, não tem como mensurar e principalmente essa proposta de ser Amazônia Encena na Rua, de aproximar os nortistas, é uma possibilidade riquíssima”.
********
atordiretor de teatro e teatrólogo brasileiro Amir Haddad (RJ), será homenageado durante a programação do Festival.”Esse ano estamos fazendo uma homenagem ao mestre Amir Haddad que está fazendo 80 anos de arte pública no Brasil. Ele fez aniversário no Rio de Janeiro, vai fazer aqui em Porto Velho e depois no Acre. Então neste sábado 29, ele estará aqui e nós discutiremos arte pública na Amazônia. Nós vamos falar sobre arte pública no Brasil junto com todos os artistas que estão compondo essa Mostra.", destaca Chicão Santos, diretor do grupo O Imaginário e idealizador do Festival Amazônia Encena na Rua.
*******
Programação - 29/07/2017 (Sábado) Horário: 19h Espetáculo de Dança: Raízes Tribal Cia de Dança Yaporanga – RO. Performance: Interferência Cia Novo Ato – GO.
*******
Lançamento de Livro: Teatro do Oprimido e Universidade: experimentos, ensaios e experimentações. Organizadores: Licko Turle,  Jussara Trindade e Flávio Sanctum. Editora Metanoia.
*********
Espetáculo: Dados Variáveis Cia Será O Benidito!?! – RJ. Performance: Das Dores Taiane Sales – RO. Lançamento de Livro: Teatro do Oprimido e Negritude. Autor: Licko Turle - Editora e-papers. Espetáculo: Drummond em 4 temos - Cia Novo Ato – GO.
********
30/07/2017 (Domingo) Horário: 19h – Espetáculo: Os Cenouras - Léo Carnevale e Fabio Freitas – RJ. Lançamento de Livro: Teatro(s) de Rua do Brasil : a luta pelo espaço público. Organizadores: Licko Turle e Jussara Trindade Editora Perspectiva.. Performance: TRANSextase, DESequilíbrios e Ondulações. Cia Novo Ato – GO. Espetáculo: Fio de Pão – A lenda da Cobra Honorato In Bust de Teatro – PA. Lançamento de Livro: Teatro de Rua: Discursos, pensamentos e memórias em rede. Organizadores: Jussara Trindade, Licko Turle e Vanéssia Gomes. Editora Aldeia Casa Viva.
*********
Espetáculo: Final de Tarde Cia Teatro de Caretas – CE - Teatro Lambe-Lambe: A Leitura é uma Viagem, com Vavá de Castro – RO, durante a programação na praça.
*********
Ciclo de debates - Em discussão o Teatro, o Público e a Cidade. As Artes Públicas na Amazônia
Mestre Amir Haddad (RJ), todos os artistas participantes do Festival e a comunidade. Data: Período: 29 de julho - Horário: 15h às 17h -Local: Praça das Caixas D’agua e Casa da Cultura Ivan Marrocos.
*******

Então vamos ao teatro de rua!

Nenhum comentário: