quarta-feira, 26 de julho de 2017

Lenha na Fogueira - 27.07.17


Recebi vários convites para eventos folclóricos que estarão acontecendo a partir desta quinta feira 27, em várias cidades da amazônia
*******
O primeiro é o Festival Tribal - Festribal que começa amanhã na cidade paraense de Juruti que fica bem pertinho de Parintins. É o Duelo entre as Tribos Munduruku X Muirapinima.
*******
É um espetáculo tão grande e empolgante como o dos bois Garantido e Caprichoso em Parintins. A diferença, é que no Festival dos Bois o que se valoriza, é o Auto do Boi que tem como figura central, o desejo da Mãe Catirina e seu marido Nego Chico e é claro, o Boi Bumbá com seu Amo e Sinhazinha. No Boi também se apresentam a Vaqueirada e as Tribos indígenas que antigamente eram chamadas de barreiras.
*******
No Festival tribal de Juruti as tribos se apresentam no “Tribódromo” um espaço construído em forma de Canoa com capacidade para milhares de expectadores.
*******
Essa publicação, é pelo fato de pela 1ª vez em Porto Velho, durante o Arraial Flor do Maracujá esse estilo de dança folclórica ter sido apresentado pelos grupos Waitku Mayakan e Cia. Yaporanga. Apesar dos nossos grupos terem participado pela primeira vez do Duelo, idealizado pelo Alex do Waitku Mayaka e com o total apoio do professor Severino Castro, o público adorou o novo estilo de dança folclórica apresentada no Flor do Maracujá. Em conversa com o Alex fiquei sabendo que ele foi buscar o regulamento em Juruti.
*******
Por coincidência chega o convite para participarmos do “Festribal” da cidade paraense. Infelizmente o acesso a Juruti (saindo de Porto Velho) é difícil daí ficarmos devendo nossa presença, porém, vamos assistir via Internet porque o negócio é muito bonito. É mais bonito que as apresentações dos Bois Bumbás de Porto Velho. Pode crer!
*******
O outro convite veio da localidade de Igapó Açu distrito de Humaitá que fica na BR 319 no famoso meião. Lá, vai acontecer no próximo sábado dia 29, a Festa do “Boto Rosa”. Só não vamos a Igapó Açu porque a volta, que teria quer de ônibus, só pode ser terça feira com a chegada em Porto Velho na manhã de quarta feira. Aí ficou difícil. Mesmo assim, ainda estamos vendo a possibilidade de ir em carro particular.
********
O outro convite vem de Humaitá para participar do Festival Folclórico. O festival de Humaitá começa nesta sexta feira 28, com concurso de quadrilha. Os quadrilheiros e bumbazeiros de Porto Velho invadirão Humaitá.
*******
Pelo que sei, dez ônibus sairão de Porto Velho lotados com integrantes das quadrilhas de Porto Velho e de alguns Bois Bumbás. Vale salientar, que os grupos folclóricos principalmente os bumbás, têm muita ligação com os grupos de Humaitá. Esse, provavelmente estaremos cobrindo in loco para o Diário da Amazônia. Queria ir mesmo era para a Festa do Boto Rosa em Igapó Açu. Esse estilo de folclore nunca assisti.
*******
Porém, se nada disso der certo, marcarei presença todas as noites no Amazônia Encena na Rua que está acontecendo na praça das Três Caixas D'água em Porto Velho. Ali fico conversando com os amigos atores do Rio de Janeiro André e Carnevalle aliás o Carnevalle é o Mestre de Cerimônia oficial da 10ª edição do Encena na Rua. E tem mais, no encerramento com certeza, o Chicão Santos com a Zaine vão oferecer aquele tambaqui ao tucupi, la no Tapiri. Se rimou, é porque a parceria é boa.
*******
Hoje o Banco da Amazônia apresenta no teatro Guaporé o “Circuito Cultural” o novo formato do 5ª Cultural.
*******

O evento de lançamento contará com a apresentação da Orquestra Mapo e do cantor e compositor Gabriel Guarte, além da exposição com fotos antigas da Quinta Cultural. O evento está marcado para começar as sete e meia da noite no Teatro Guaporé a rua Tabajara.

Nenhum comentário: