segunda-feira, 24 de julho de 2017

Banco da Amazônia Circuito Cultural 2017


O lançamento oficial do Circuito Cultural do Banco da Amazônia em Rondônia ocorrerá no Teatro Guaporé, às 19h30, no dia 27 de julho, e contará com apresentações da Orquestra MAPO e do cantor Gabriel Guarate. O projeto visa restaurar a antiga “Quinta Cultural”, ação também promovida pelo Banco no período de 2002 a 2011.
Há alguns anos, o Banco da Amazônia lançou o programa “Quinta Cultural”. Esta relevante iniciativa apoiou inúmeros expoentes da cultura regional nas áreas relacionadas à música, à dança, às artes cênicas e exposições artísticas. Além disso, tinha ainda um trabalho social, ao arrecadar alimentos não perecíveis que eram doados a instituições de caridade. Ao longo de toda a realização da Quinta Cultural foram arrecadados aproximadamente 172 mil quilos de alimentos, 437 Instituições foram beneficiadas atendendo aproximadamente 45 mil pessoas e mais de 400 artistas já se apresentaram no projeto.
O antigo projeto foi um marco importante na construção do cenário cultural do estado de Rondônia, apoiando lançamentos de CDs, apresentações de peças teatrais e aberturas de exposições fotográficas e artísticas, além de unir artistas de vários ramos. Com a 5ª Cultural o Banco da Amazônia foi reconhecido pela sociedade como um dos grandes apoiadores da cultura da região amazônica.
Com o projeto Circuito Cultural, serão promovidas ações em prol da cultura em toda a Amazônia Legal. O projeto dará roupagem nova à antiga 5ª Cultural, acrescentando outros segmentos, como teatro, circo, ópera, literatura, artesanatos que valorizem a cultura regional.
As ações propostas envolvem iniciativas a serem realizadas em todos os estados da Região em que o Banco atua, com eventos diferenciados que serão vinculados ao Circuito Cultural Banco da Amazônia, possibilitando aos funcionários e a população momentos de lazer e descontração, além de contribuir com a cultura, valorizando artistas existentes e incentivando o surgimento de novos talentos. Quem ganha com isso é a sociedade, a Cultura e o Banco da Amazônia.
O lançamento
O evento de lançamento contará com a apresentação da Orquestra Mapo e do cantor e compositor Gabriel Guarte, além da exposição com fotos antigas da Quinta Cultural.
A Madeira Popular Orquestra – MAPO surgiu em 2007 com o intuito de ser um grupo de estudo, com a evolução teórica foram evoluindo e assim surgindo oportunidade de apresentações. Hoje a orquestra é composta por 19 músicos e apresenta primordialmente músicas instrumental.
Outra atração é o cantor e compositor Gabriel Guarate, nascido no município de Guajará Mirim, Gabriel teve suas primeiras experiências musicais aos oito anos de idade, seu primeiro instrumento foi a bateria logo em seguida o vilão. Já com dez anos, compôs sua primeira canção. Sua carreia profissional deu-se aos 16 anos tocando em casamentos e eventos corporativos. Seu primeiro álbum chamado “Artificium” contém 12 canções e está previsto para 2018.


Serviço:
Lançamento do projeto Circuito Cultural do Banco da Amazônia
Data: 27 de julho (quinta-feira)
Horário: às 19h30
Local: Teatro Guaporé

End. Rua Tabajara, 148, Olaria, Porto Velho.

Nenhum comentário: